Câmara e Seduc inserem a Constituição no contra turno escolar
O Poder Legislativo apresentou neste ano a Cartilha Constituição em Miúdos à Secretaria Municipal de Educação, visando inseri-la na grade escolar do Município. O material é produzido pelo Senado Federal e apresenta de forma lúdica os direitos e deveres do cidadão com base na constituição.
O idealizador deste projeto foi o vereador presidente Fabiano Piccoli, ao conhecer o material na Marcha dos Vereadores que ocorreu em Brasília. O parlamentar apresentou a ideia para o Parlamento Regional e para a Secretaria de Educação, onde o projeto foi abraçado por ambos. Com o apoio da Escola do Legislativo de Caxias do Sul, Farroupilha e outros nove municípios tiveram a oportunidade de capacitar seus professores sobre o material de forma gratuita.
Em Farroupilha, visando ter um tempo maior para abordar esse assunto, optou-se por acrescentá-lo no contra turno escolar presente nos bairros Primeiro de Maio e Industrial; e na Casa da Criança.
Na manhã desta segunda-feira, o Legislativo apresentou às professoras do contra turno os eixos pedagógicos sugeridos para abordar cidadania, representação cidadão, administração pública e o cidadão como agente público.
Para o início de 2018, as professoras reuniram para montar o calendário do ano e adaptaram a Constituição em Miúdos como matéria ou oficina, sempre podendo contar com o apoio do Poder Legislativo para desenvolver suas ações neste tema, como apontou o presidente Piccoli na reunião.