29/03/2024 06:06:54 - Farroupilha / RS
Atualizado em 13 de dezembro de 2022

Os 88 anos de emancipação política são lembrados em Sessão

A Câmara de Vereadores oportunizou na noite desta segunda-feira uma Sessão Solene alusiva aos 88 anos de emancipação política de Farroupilha. O ato contou com a presença do prefeito em exercício, Jonas Tomazini e de todos secretários Municipais.

Farroupilha tornou-se o 85º município do Estado em 11 de dezembro de 1934, e leva este nome em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha que ocorria no ano de sua emancipação. Com uma cultura predominantemente adquirida com a vinda da imigração italiana, a cidade fortaleceu-se através da agricultura familiar, gerada principalmente pela vitivinicultura – razão pela qual, as uvas e a Serra estampam a bandeira da cidade.

A história foi retratada pelo vereador Juliano Baumgarten, representando a Casa Legislativa na solenidade. O parlamentar relembrou os crescentes fatores econômicos que culminaram na sua emancipação, através de uma comitiva liderada pelo senhor Armando Antonello, personalidade que veio a tornar-se o primeiro prefeito Municipal de Farroupilha.

Quase nove décadas depois, a história seguiu sendo contada pelo prefeito em exercício, Jonas Tomazini, que enalteceu o trabalho realizado pela Administração Pública nos últimos anos, principalmente no que tange a desburocratização do serviço público e os incentivos proporcionados aos cidadãos e empresários com a finalidade de auxiliarem no desenvolvimento do município.

A Sessão foi findada com o público de pé saudando a bandeira Municipal e entoando o hino da cidade.