26/09/2024 19:05:57 - Farroupilha / RS
Atualizado em 6 de agosto de 2024

25 jovens autores são certificados por trabalhos apresentados

O retorno escolar de alguns estudantes começou diferente. A Câmara de Vereadores certificou 25 alunos com o Certificado Jovem Autor na tarde desta segunda-feira por conta de sua participação no concurso artístico e literário que tinha como tema o Meio Ambiente.

Alunos, pais, professores e diretores estiveram no Plenário Legislativo acompanhando a certificação. No ato foi inaugurada a exposição dos trabalhos que permanecerão disponíveis para visitação até o dia 04 de setembro.

Foram oito desenhos, oito poemas, sete crônicas e duas dissertações. De forma geral, percebe-se nos trabalhos a relação direta de meio ambiente com a natureza, e esse cenário é afetado negativamente pelas indústrias e pelo homem – apontados como principais causadores da poluição. Já na categoria dissertação – o conteúdo, que ganha fundamentação científica – integra os governos no rol de influenciadores das taxas de poluição – seja de forma combativa através de políticas públicas e ações fiscalizatórias; ou negativas por conta de possíveis omissões.

Prêmio Jovem Autor

Esta é a terceira edição do concurso. Instituído em 2021, sua prática ocorreu no ano seguinte tendo como primeiro tema proposto a Comunicação. Ano passado, o tema escolhido foi Violência Escolar; e neste ano Meio Ambiente. O Prêmio é promovido e analisado pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social.

O presidente desta Comissão, vereador Sandro Trevisan, que também é professor, aponta a importância de ferramentas de estímulo como propulsores do interesse de crianças e adolescentes nos estudos. Em um período cujas distrações entre jovens é mais perceptíveis, ações que geram interesse automaticamente geram uma atenção seletiva.