18/04/2024 22:52:46 - Farroupilha / RS
Atualizado em 26 de agosto de 2019

Visando a segurança nas rodovias, PRE busca nova sede

O comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Farroupilha, tenente Marcelo Stassak esteve em Sessão apresentando aos vereadores a proposta de transferência da sede da companhia visando um local mais adequado na estratégia da segurança das rodovias.
Atualmente lotados junto ao antigo pedágio entre Farroupilha e Caxias do Sul, o local passa por obras que transformarão o trecho em um acesso ao bairro Forqueta, de Caxias do Sul, tornando o prédio inadequado para uma ação qualificada da PRE.
Conforme o comandante, atualmente transita entre Farroupilha e Caxias do Sul cerca de 70 mil veículos/dia, entre eles, três mil envolvem caminhões com cargas pesadas. Com base nisso, estuda-se uma sede com instalação de controladores de peso e um heliponto utilizado para segurança e resgate.
Estima-se a nova sede na RS 122 entre as empresas Tramontina e o Shopping atacadista Golden Center. O projeto que está sendo elaborado com a colaboração do Executivo Municipal será apresentado dia 09 de setembro para empresários e entidades de classe. Para isso, o Legislativo auxiliará na inscrição do projeto junto a Lei Estadual de incentivo a Segurança Pública e no encaminhamento de emendas parlamentares.
Outro tema apresentado por Stassak é a padronização da velocidade máxima permitida. Conforme aponta o tenente, em um trecho como Nova Milano e o acesso a Flores da Cunha, por exemplo, há cerca de 20 variações de velocidade, dificultando a dirigibilidade do motorista. A proposta está em análise do DAER.

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804