26/04/2024 14:21:41 - Farroupilha / RS
Atualizado em 17 de abril de 2017

Região Metropolitana da Serra é tema do Parlamento Regional

Foto: Gabriel Venzon

O Parlamento Regional composto pelos presidentes dos Legislativos da Serra Gaúcha esteve reunido na tarde desta segunda-feira no município de São Marcos dando continuidade nos processos necessários para trazer para a realidade dos munícipes, a Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Fabiano Piccoli, vereador presidente de Farroupilha esteve representando o município.

Presente no encontro, o arquiteto e autor do projeto, Vinicius Ribeiro apresentou aos demais parlamentares os critérios avaliados em 2010 para a composição dos municípios.

Cidades como Nova Roma do Sul, Coronel Pilar e Nova Prata, presentes na reunião, buscam através do apoio do Parlamento Regional integrar-se na Região Metropolitana da Serra.

Durante sua explanação, Ribeiro citou o Estatuto da Metrópole, criado em 2015 pelo Governo Federal, que em síntese concede a entrada da União nas ações das Regiões Metropolitanas, tornando o assunto interfederativo.

Com a criação deste estatuto, os critérios de análise serão realizados pelo IBGE e IPEA. No mesmo ano de sua criação, o deputado estadual Ronaldo Santini apresentou o PLC 234/15 que visa inserir novos municípios na Região Metropolitana da Serra, passando de 13 para 32 cidades.

Para o próximo mês, o Parlamento Regional buscará reunir-se com o deputado para tratar desta proposição, e encaminhará ao Ministério das Cidades uma solicitação de análise do IBGE e IPEA sobre a inserção dos municípios interessados na Região Metropolitana da Serra.