25/04/2024 13:05:19 - Farroupilha / RS
Atualizado em 10 de setembro de 2019

DAER expõe atual situação do Departamento aos vereadores

Presente na Sessão desta segunda-feira, a convite das bancadas do MDB e PP, o Diretor de Operações do DAER, engenheiro Sandro Wagner Vaz dos Santos explanou aos vereadores sobre os trabalhos realizados pelo Departamento na Serra Gaúcha.

O DAER é um órgão do Governo Estadual, responsável pelos projetos técnicos envolvendo as rodovias públicas do RS. A mão de obra é terceirizada mediante contratos e licitações, e os recursos para os mesmos são oriundos do orçamento do Estado.

Segundo o engenheiro, há contratos de conserva sendo realizados nas rodovias serranas, não havendo viabilidade financeira por parte do Governo Estadual para obras mais complexas, porém há a possibilidade em realizar parceria com os municípios.

De encontro a isso, o vereador Deivid Argenta solicitou que o Departamento desburocratize essa parceria com municípios e empresas privadas, uma vez que há intensão de construção por parte dos governos municipais, porém o DAER dificulta essa realização.

O engenheiro Sandro prontificou-se em levar as demandas da cidade para a reunião geral que ocorre em Porto Alegre nesta semana. Junto a isso, ele também oferece a possibilidade de criar um filtro para flexibilizar os projetos que estão em acordo com as normas técnicas visando sua celeridade de execução.

Estiveram presentes na Sessão os policiais rodoviários estaduais, que junto ao vereador Fabiano Piccoli, entregaram um pedido de estudo para padronização do limite de velocidade nas rodovias RS 122 e RSC 453.

Texto e fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804