29/03/2024 04:54:41 - Farroupilha / RS
Atualizado em 11 de junho de 2019

Banco de Perucas já beneficiou 200 pacientes com câncer

Por convite do vereador Fabiano Piccoli, a Câmara de Vereadores recebeu nesta semana a oncologista dra. Janaína Brollo para explanar sobre o Banco de Perucas realizado no Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul sob sua coordenação.

O Banco de Perucas é o primeiro projeto da região serrana do RS, e consiste no empréstimo de perucas  às mulheres em tratamento oncológico cadastradas no HG. A ação que funciona desde 2013 vai mais além, com o apoio do grupo de voluntárias “Amigas de Peito e Alma” (APA) o projeto possibilita a produção de perucas por um preço abaixo do mercado, em razão das doações de cabelos para a confecção. Lenços e demais itens são entregues como presentes.

A oncologista salienta a ligação que a peruca possui com a identidade das mulheres além da melhora na  autoestima da paciente durante o tratamento do câncer. Junto com a dra. Brollo, a presidente da APA, Clementina de Marco Giacomelli salienta a importância desse trabalho, não apenas em vestir a paciente com perucas mas também na assistência necessária as pessoas em tratamento, bem como para suas familias.

Há 120 perucas de cabelo natural disponíveis no Banco do HG e seu empréstimo ocorre por contratos de seis meses. Os vereadores parabenizaram a iniciativa do projeto e buscará ampliá-lo em Farroupilha, principalmente no que tange o atendimento a familiares de pacientes com câncer.

Texto e fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804