Pular para o conteúdo
17/08/2019 07:48:28 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 9 de julho de 2019

Aumenta o número de denúncias de violência doméstica

Em sessão, a Coordenadoria Municipal da Mulher, representada pela Fernanda Camargo da Silva apresentou o Projeto Rede Voluntária a qual acolhe mulheres vítimas de agressão e desenvolve um trabalho de psicoterapia.

Em comparação ao 1º semestre de 2018, houve um aumento de 38%, esse ano, nas denúncias registradas da Delegacia referente a violência doméstica. Esse número acompanha o nível nacional, mas segundo a coordenadora o aumento de boletins de ocorrência está relacionado aos serviços de atendimento prestado nestes casos, pois garante mais segurança a vítima durante o trâmite judicial.

Em apoio a isso, a promotora Claudia Formolo Hendler entende que o serviços apresentados em Farroupilha estão rompendo o ciclo da violência uma vez que diminuiu-se a reincidência das vítimas. A Rede Voluntária em dois anos já atendeu mais de 140 mulheres. Atualmente com cinco psicólogas, e uma master coach, o trabalho aplica-se na prevenção com palestras em empresas e em consultas individuais das vítimas.

Desde 2017, a Câmara de Vereadores, juntamente com a OAB/RS de Farroupilha e Coordenadoria da Mulher, busca implantar um posto de atendimento especializado a vítimas de violência doméstica. A intenção do Estado é implantá-lo após a mudança da sede da Delegacia de Polícia, prevista ainda para esse ano. 

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804