23/04/2024 08:47:57 - Farroupilha / RS
Atualizado em 16 de agosto de 2022

Vereadores cooficializam o Talian como língua do município

Aprovado por unanimidade entre os vereadores, o Projeto de Lei 016/2022 institui o Talian como uma língua oficial do município de Farroupilha. A sua aprovação concede ao Executivo Municipal a realização de ações em prol da valorização do dialeto herdado pela imigração italiana.

A língua chegou no Brasil há cerca de 150 anos, através dos primeiros imigrantes italianos. Sua origem é do Vêneto, região que corresponde a 40% da imigração no país. Porém, com a fusão de culturas das regiões da Lombardia e Trentino; e pelo período em que os italianos foram proibidos de se comunicarem através da língua materna, o Talian transformou-se em uma língua exclusiva dos ítalos brasileiros.

Desta forma, em 2014, o Governo Federal, reconheceu o Talian como Patrimônio Cultural do Brasil, e durante esse período, diversos municípios gaúchos passaram a reconhecer a língua como oficial em sua cidade.

Conforme a proposição aprovada, de autoria do vereador Juliano Baumgarten, com a cooficialização da língua, a administração municipal pode apoiar grupos voltados a cultura linguística italiana, geri-la como fomento turístico local e explicitar seu valor nas instituições de ensino e entidades de classe da cidade.

O projeto de Lei passará para sanção do prefeito Municipal.