19/04/2024 19:40:22 - Farroupilha / RS
Atualizado em 21 de setembro de 2021

Aprovado Dia de reconhecimento dos patrimônios culturais

Câmara de Vereadores aprovou na noite desta terça-feira, o Projeto de Lei 032/2021 que institui o dia 17 de agosto como o Dia do Patrimônio Cultural em Farroupilha. A proposição, de autoria do vereador Juliano Baumgarten foi aprovada por unanimidade.

Patrimônio cultural é todo bem material ou imaterial que expressa uma cultura, hábito ou história de uma determinada população. Seu reconhecimento é uma ferramenta para a identidade social de um município.

Conforme expõe a proposição, estima-se para o terceiro final de semana de agosto, ações de educação patrimonial, cuja intensão é estimular a preservação de bens culturais.

Reconhecido em 2014 pelo Governo Federal, o Talian é um exemplo de patrimônio cultural que reflete uma cultura herdada pelos imigrantes italianos. Imóveis tombados, como o Moinho Covolan, Museu Casa de Pedra, Casa Pe. Oscar Bertholdo entre outros que constituem o acervo de tombos de Farroupilha também são considerados patrimônios culturais do município.

O projeto segue para sanção do prefeito Municipal.