24/04/2024 01:09:05 - Farroupilha / RS
Atualizado em 1 de novembro de 2019

Legislativo possibilita a orientação de primeiros socorros

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quinta-feira o Projeto Legislativo em Ação, o qual apresentou para um público de cerca de 130 pessoas orientações básicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes.

Coordenado pelo vereador Jonas Tomazini, o evento contou com a explanação das entidades socorristas do município: Bombeiros Militar, SAMU, Bombeiros Voluntários, Resgate Voluntário e Oidetam Brasil.

Dividido em dois módulos, o Legislativo em Ação expôs em um primeiro momento as manobras necessárias para atendimento em casos de engasgamento ou parada cardiorrespiratória e, posteriormente apresentou três situações para prevenção de acidentes: formação e preparo da brigada de incêndio em empresas; sinalização de acidentes de trânsito e desastres naturais.

O SAMU expôs manobras como a de Hemmilch, responsável para desobstruir as vias aéreas (engasgo), bem como a diferença no trato quando envolve adulto, criança ou bebê.

O Corpo de Bombeiros Militar, órgão responsável pelo salvamento de pessoas em caso de emergência apresentou os procedimentos necessário para identificar e agir em caso de parada cardiorrespiratória.

Os Bombeiros Voluntários apresentaram a importância de instituir uma brigada de incêndio nas empresas, visando a prevenção e atendimento de funcionários em caso de emergência.

O Resgate Voluntário expôs o procedimento mais seguro a se adotar em sinalizar uma via quando há acidente de trânsito, levando em conta a segurança da vítima, do socorrista e demais motoristas que trafegam no local.

A Oidetam Brasil apresentou os principais desastres naturais que assolam a região sul do país, como inundações, granizo, desmoronamentos e vendavais, ao mesmo tempo que citou formas de prevenção e procedimentos pós desastre.