Pular para o conteúdo
24/04/2024 20:27:30 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 5 de julho de 2022

Gestão do Lixo é tratada pela Ecofar em Sessão Parlamentar

Presente na Sessão desta segunda-feira, o diretor da Ecofar, Renato Tartarotti explanou sobre as atividades da empresa, suas metas e maiores dificuldades referente ao recolhimento dos resíduos sólidos.

Com aproximadamente 110 funcionários, a empresa que passa pelo processo de estatização atua no recolhimento de lixo, administra o aterro sanitário e realiza a limpeza e capina da cidade. Entre suas atividades, a Ecofar encontra maior dificuldade no recolhimento de resíduos sólidos, por conta da falta de separação correta do lixo domiciliar, aponta Tartarotti.

Para este cenário, a empresa estuda, junto com a Secretaria de Urbanismo, mudanças de estratégias referente a distribuição de containeres, entre elas o projeto piloto a ser adotado no Loteamento Monte Verde, o qual consiste na busca do lixo por parte dos funcionários em motocicletas com reboques e a concentração dos containeres em um ponto do bairro. E a segunda experiência é a inserção de uma central interna de lixo nos condomínios da cidade, sendo-os expostos apenas no dia da coleta.

Essas medidas buscam uma mudança de curto prazo ao problema da separação, e devem ser associadas a políticas de educação ambiental, já em análise junto as Secretarias de Urbanismo e Educação, explica o diretor.

Outro ponto apresentado é a necessidade de uma Estação de Tratamento de Chorume no Aterro Sanitário. Atualmente o chorume é transportado via caminhão para o descarte correto em outro município.

Programação