18/04/2024 09:01:28 - Farroupilha / RS
Atualizado em 18 de abril de 2022

Força tarefa planeja alinhar os cabos da rua Júlio de Castilhos

Oportunizada pela Comissão de Infraestrutura e Bem Estar Social, aconteceu na última semana  um encontro entre Poderes Públicos, RGE e entidades de classe para tratar das  condições de cabeamento nos postes centrais da cidade.

Tendo em vista o acúmulo de cabos, em sua maioria de fibra ótica, ocupando os postes de energia e causando uma poluição visual no município, o grupo prepara-se para uma força tarefa com foco no alinhamento de fios e na retirada de cabeamentos clandestinos.

A ação está amparada na Lei Municipal 4.252 de 2016 que obriga a responsável pelos postes a realizar o seu ajustamento, permitindo-a notificar as empresas de telecomunicações que também utilizam o poste sobre o excedente de fios nas vias públicas.

Conforme tratado na reunião, planeja-se iniciar o trabalho de alinhamento no calçadão da Júlio de Castilhos em um trecho de seis quadras. O dia e horário serão definidos pelo Sindilojas e CDL, uma vez que a operação causará transtornos aos moradores e lojistas da via. Ao Executivo Municipal, caberá o recolhimento dos cabos retirados e a sinalização de segurança no local durante o serviço.

O projeto de alinhamento é um tema proposto pelo vereador presidente da Comissão, Gilberto do Amarante. Através do parlamentar, o Legislativo intermedia a situação junto com a RGE que expôs seu trabalho em identificar os cabos de internet das operadoras autorizadas pela Companhia, e escalonadamente busca manter a organização do cabeamento quando há a substituição dos postes de madeira para os de concretos.