16/04/2024 08:12:29 - Farroupilha / RS
Atualizado em 8 de outubro de 2019

Estudantes apresentam seus projetos no Vereador Por Um Dia

Na noite desta segunda-feira, os vereadores foram espectadores do trabalho realizado por estudantes do nosso município, que assumiram os trabalhos na Sessão Solene do Projeto Vereador por Um Dia.

15 alunos, representando suas instituições de ensino ocuparam o assento parlamentar e manifestaram ao público presente suas reivindicações. Na sessão, os vereadores por um dia expuseram a necessidade de alterações em leis visando maior acessibilidade a portadores de deficiência, ou paridade de gênero em conselhos municipais. Solicitaram também melhorias nas vias públicas, apresentaram a história de suas instituições, entre outros temas.

O Vereador por um Dia é um projeto educacional promovido pela Câmara de Vereadores, que visa oportunizar a experiência ao estudante em legislar com base na sua visão sobre a cidade.

Após a manifestação dos participantes, cada vereador concedeu ao seu apadrinhado um certificado de participação do Projeto.

Confira a manifestação dos Vereadores por um Dia:

Karina Marques Bianchi (Escola Santa Cruz): Solicita a pavimentação da Rua Roque Vítor Barbieri, em Nova Milano.

Giovane Salles (Escola João Grendene): Solicita uma sinaleira entre as ruas Pedro Antonello e Antonio Sachet.

Nicolas Gabriel Alves dos Santos (Escola Oscar Bertholdo): Propõem a criação de um espaço para discussão sobre educação, conforme regulamenta o Plano Municipal de Educação.

Monica Fernanda de Almeida (Escola São Tiago): Propõem a alteração no CONJUVE, estabelecendo a paridade de gênero entre seus membros.

Bernardo Pierozan Rizzatto (Escola Nossa Senhora de Lourdes): Sugere ampliar o sentido único da rua 13 de maio, a fins de diminuir o fluxo de veículos no cruzamento com a Paulo Broilo.

Juliana Bardemaker (Escola Oscar Bertholdo): Sugere eleições diretas para escolher parte dos membros do CONJUVE.

Gisele Rodrigues Morello (Escola Vivian Maggioni): Apresentou os 40 anos da Escola Vivian Maggioni.

Maria Carolina Bertoncello (Escola Presidente Dutra): Apresentou os 60 anos da Escola Presidente Dutra.

Mateus Bohm Zangalli (Escola José Fanton): Sugere a criação da Semana Municipal de prevenção e combate ao Bullying nas Escolas em Farroupilha.

Vitória Filipini Worn (Escola José Fanton): Sugere a criação da Semana Municipal de prevenção e combate ao Bullying nas Escolas em Farroupilha.

Natália Bortolanza (Escola Julio Mangoni): Solicita a implantação de um Posto de Saúde na Vila Jansen visando o atendimento à população do interior.

Heloísa Binda Somacal (Escola CNEC): Apresentou o projeto Jardinagem Permanente a qual consiste na manutenção de via públicas e terrenos baldios; e solicitou a análise das águas de poços do interior com base em sua vulnerabilidade de contaminação com agrotóxicos.

Pedro Henrique Cobalchini de Oliveira (Escola Zelinda R. Pessin): Propõem a alteração da Lei que institui o Estudante Destaque, para que a ação se adeque a inclusão de alunos com deficiência.

Welinton Felipe Ianoski (Escola Pe. Rui Lorenzi): Propõe a acessibilidade dos brinquedos em praças públicas para deficientes físicos.

Júlia de Matos (Escola Presidente Dutra): Sugere a adaptação do app Transit para que também contemple as vans escolares em atividade no município.