19/04/2024 11:22:42 - Farroupilha / RS
Atualizado em 19 de agosto de 2021

Audiência apresenta as obras rodoviárias previstas até 2053

Em audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Planejamento (seplan) e a Associação de Engenheiros e Arquitetos (Afea) apresentaram as obras previstas para Farroupilha pelo Governo Estadual com a implantação de pedágios na Serra. O evento contou com a participação do presidente da Amesne, e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, do Deputado Federal Pompeo de Mattos e da deputada Estadual Francis Somensi.

Conforme explanação da equipe técnica, com a concessão das rodovias, o Governo do RS prevê a instalação de rótulas de acesso, passarelas, duplicações e alargamentos das rodovias. Porém a Secretaria aponta problemas de fluidez no trânsito para os próximos anos, principalmente nas áreas que cruzam o perímetro urbano.

O investimento total previsto para Farroupilha será de R$ 514 milhões, entre as obras tratadas, há a duplicação da RSC 453 entre Farroupilha e Bento Gonçalves, rótulas de acesso nas linhas São Miguel e Burati; e para a rua Raineri Petrini;  correção no traçado da RS 122, trecho conhecido como curva da morte, duplicação de parte da RS 122 entre Farroupilha e São Vedelino, elevadas nos acessos a Pedro Grendene e à Linha Julieta, entre outros. Além da manutenção e acostamento de toda faixa de domínio da concessão.

A Audiência foi proposta pelo vereador Gilberto do Amarante que expos o trabalho de uma Frente Regional de Vereadores, a qual apresenta as cartelas de obras oferecidas pelo Estado em cada município. Segundo o parlamentar, deve-se estudar o contrato proposto e inserir novas obras que não foram contempladas. Amarante sugere também a criação de um grupo local com caráter consultivo para atuar junto com a empresa vencedora da concessão, a fim de acompanhar o andamento das obras acordadas.

A posição do vereador vai ao encontro do deputado Pompeo de Mattos que entende a necessidade de avaliar as obras propostas bem como o tempo para sua implantação e a conveniência dela para a população que a circunda. Representando a Amesne, Feltrin alerta não haver um estudo preliminar referente a possibilidade de entraves de obras, como problemas ambientais, invasões entre outros.

Previsto para ser votado na Assembleia Legislativa o projeto de concessão, a deputada Estadual acompanhou a manifestação dos convidados e público presente quanto aos detalhes da proposição e ressaltou a importância da audiência em nortear as ações quistas pela comunidade uma vez que a concessão será de 30 anos.

>>> Confira todas as obras previstas para Farroupilha pelo Governo do RS <<<