19/04/2024 17:06:47 - Farroupilha / RS

Requerimento 051/2021 – Roque Severgnini (PSB)

22/02/2021: Aprovado

REQUERIMENTO Nº. 051/2021

Autor: Roque Severgnini – Bancada PSB

Assunto: Moção de Protesto

A agricultura de nossa região é baseada na agricultura familiar, tendo com principal produto o cultivo de uvas. O corre que há muito tempo, ou talvez desde sempre, nossos agricultores esperam por um preço justo desta fruta. Preço que possa no mínimo cobrir os custos de produção, mesmo sabendo que se almeja o lucro. No entanto, na safra de 2021 os Viticultores foram surpreendidos com o aumento 1,85% (um inteiro e oitenta e cinco décimos por cento) para o preço mínimo desta fruta, incrementando R$0,02 (dois centavos) por quilograma, passando, no entanto, de R$1,08 (um real e oito centavos) para R$1,10 (um real e dez centavos) o quilograma. No momento em que praticamente todos os insumos tiveram altas que alcançaram até 80% (oitenta por cento), inclusive o combustível bateu na casa dos 34% (trinta e quatro por cento) só em 2021 (dois mil e vinte e um), não é possível se calar diante de tamanha injustiça com nossos agricultores.

O Vereador abaixo firmado solicita anuência dos demais pares para que seja encaminhada MOÇÃO DE PROTESTO à Senhora Ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, haja vista a decisão do Governo Federal (em especial ao Ministério da Agricultura e Abastecimento) em relação ao aumento do preço da uva, com cópia a todos os deputados federais da Bancada Gaúcha.

Nestes termos,

pede deferimento.

Gabinete parlamentar, 22 de janeiro de 2021.

Roque Severgnini

Vereador Bancada PSB