Pular para o conteúdo
13/07/2024 09:34:07 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4363 – 16/04/2024

SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: Sr. Davi André de Almeida.

 

Às 18h o senhor presidente vereador Davi de Almeida assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Eleonora Peters Broilo, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Jorge Cenci, Juliano Luiz Baumgarten, Mauricio Bellaver, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Thiago Pintos Brunet, Tiago Diord Ilha e Valmor Vargas dos Santos.

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Boa noite a todos. Declaro aberto os trabalhos da presente sessão ordinária. Dada a verificação do quórum informo a presença de 15 vereadores nesta sessão plenária com a ordem do dia 16 de abril de 2024. Ordem do dia.

 

ORDEM DO DIA

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Não há projetos para discussão nessa noite. Espaço de requerimentos.

 

REQUERIMENTOS

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Requerimento nº 14/2024: convite a senhora Suelen Strompzh, coordenadora do projeto tecer. A palavra está à disposição da vereadora Clarice Baú pelo tempo de 5 minutos.

VER. CLARICE BAÚ: Boa noite presidente. Boa noite colegas vereadores, os que estão aqui nos assistindo hoje, os que nos acompanham de seus lares, todas nossas assessoras, a imprensa. Aqui eu gostaria que vocês votassem favorável porque é um projeto da Maria de Lourdes Anselmi, que eu gostaria até de pedir para incluir como convidada porque ela não poderia ter ela disse que nessa data ela não poderia vir, mas ela vai conseguir vir então quero incluir o nome dela também, que é um projeto pioneiro né em que eles vão ter uma casa onde vão dar oportunidade para nossas mulheres inclusive aquelas que são vítimas de violência doméstica. Então elas virão aqui no grande expediente nos contar sobre esse projeto. Obrigada presidente. Só incluir então como convidada também Maria de Lourdes Anselmi.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereadora Clarice Baú. Então faremos a inclusão também no pedido. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores pelo tempo de até 3 minutos. Com a palavra a vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Boa noite a todos. Eu na realidade eu só queria parabenizar a vereadora doutora Clarice Baú pela pelo brilhante requerimento, a senhora a senhora foi extremamente feliz né e eu realmente eu pedi a palavra para parabeniza-la. Obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Muito obrigado vereadora Eleonora. E a palavra está à disposição dos senhores dos vereadores. Em votação o requerimento nº 14/2024. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Encerrado o espaço dos requerimentos. Espaço das moções.

 

MOÇÕES

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Não há moções. Passamos ao espaço de comunicação de liderança pelo tempo de 3 minutos para manifestações sobre ações da bancada ou bloco parlamentar.

 

ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Com a palavra o líder de governo da bancada. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, colegas vereadoras/vereadores, cidadãos/cidadãs que se fazem presentes aqui nessa noite, imprensa. Eu quero falar de alguns temas que tenho sido demandado pelos munícipes e alguns eles poderiam já ter sido solucionado. O primeiro sem sombra de dúvidas é uma boca de lobo entupida na esquina da Coronel Pena de Moraes com Armando Antonello; mais um tempão, eu sei que o vereador Felipe também solicitou, vereador Roque comentou, eu fiz o pedido, e as coisas não acontecem né. Então talvez esteja na programação é uma coisa simples, mas precisa de uma atenção. Vai lá no CREAS um pouquinho mais para frente toda vez que chove tem uma boca de lobo entupida também alaga; os cidadãos não consegue adentrar ao espaço da prefeitura e nem quem está lá sair. Então vejam questões pequenas/simples, mas que são pontuais. Eu tenho duas fotos para colocar no telão, por gentileza coloca a primeira ali; essa aí é na Rua Baldizar Maggioni no bairro América que é uma ruas que nós temos da cidade aquelas que por um motivo ou outro morador não aderiu o calçamento e fica e faz mais de um mês que a cidadã me contatou que ela vem buscado junto à ouvidoria e secretaria de obras e não tem o retorno. Então que passe pelo menos uma patrola que resolva o problema. É algo também simples de resolver, não é nada surreal. Cooperativa Vitória, até ontem eu brincava com alguns colegas e disse assim tem algumas pessoas que quando elas me chamam seja no WhatsApp ou no Instagram eu já sei do que que se trata a demanda. Cooperativa Vitória também faz tempo que a gente está solicitando um patrolamento uma atenção e não acontece, não acontece; nós precisamos atender essa população. Pode passar a próxima, para essa aqui. Essa aqui esse buraco ele está ali há mais de 2 anos. Pouco tempo depois, é na Rua São Vicente em frente à minha casa tá, o que que acontece. Segundo na época a secretaria de obras disse que havia um problema na base e etc. Ficou dois anos aberto o buraco. Em dezembro eles resolveram botar o asfalto frio, a primeira chuva que veio lavou 30% do lugar; não foram consertar foram fazer um recorte, marcaram e até agora nada. Ou seja, um asfalto que era para estar novo que era para tá bom e a gente vê os problemas. E claro deixar bem registrado e não arrumaram porque é na frente da casa do vereador, imagina do cidadão o que fazem; fazem gato e sapato. Então a gente lamenta porque é a cidade de Farroupilha, é uma rua que passam inúmeros veículos. Obrigado pelo presidente

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano Baumgarten.  E a palavra está à disposição do líder de bancada. Está encerrado o espaço de liderança. Passamos ao espaço de explicação pessoal aos vereadores pelo tempo de 2 minutos para falar de ações do seu gabinete ou assunto de interesse coletivo.

 

 

ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO PESSOAL

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. A palavra com o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, eu vou encaminhar no momento adequado pedido de informação na verdade dois pedidos de informação: um que trata da relação dos funcionários com as respectivas funções – salários e horários de trabalhos – na ECOFAR; e a outra também que a prefeitura encaminhe para a Casa a relação de todas as empresas que prestam serviços de máquinas de forma terceirizado para prefeitura, inclusive aquelas que prestam apenas o fornecimento de mão de obra. Esses pedidos de informações tem duas razões para serem feitas. O primeiro é o péssimo serviço prestado pela ECOFAR né; chegou ao cúmulo de um caminhão ficar estacionado ao lado de um posto de combustível por 10 dias carregado de lixo e não conseguirem ter a autoridade e a iniciativa de pedir para pelo menos tirar o lixo de dentro do caminhão, que ficou fedendo ao redor do posto de gasolina e perto de um restaurante inclusive que recebe turistas né. Então a visão míope de gestão me parece que contamina. E a ECOFAR tem prestado um serviço de qualidade questionável né muito abaixo assim do esperado, não é condizente com a realidade do nosso município; uma cidade que tem o padrão que tem e tem um serviço de péssima qualidade prestada no recolhimento do lixo, no destino final, no cuidado com o aterro sanitário e na limpeza com as ruas da nossa cidade. Bom, esse é um ponto que nós vamos debater mais algumas questões daqui para frente. E o outro é a relação das empresas por conta da campanha eleitoral. Tá estruturado o município para a campanha eleitoral não nos enganamos disso; essa campanha eleitoral vai ser uma campanha de uso da máquina pública e nós precisamos coibir né. Coibir isso. E nós precisamos ter aqui na nossa mão saber, para concluir senhor presidente, qual é a empresa que empresta serviço; qual é a máquina; qual é o caminhão; qual é o operador que está. Porque a gente precisa saber se esse serviço que está circulando por aí é um serviço pago com dinheiro público ou não. Então nós vamos fazer esses pedidos de informações para fazer o bom debate nessa Casa e a boa fiscalização.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Roque Severgnini. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Está encerrado o espaço de explicação pessoal. Espaço do presidente pelo tempo de 5 minutos para avisos e informações.

 

ESPAÇO DO PRESIDENTE

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Abre mão; não farei uso nessa noite. Encerrado espaço do presidente. Nada mais a ser tratado nesta noite declaro encerrados os trabalhos da presente sessão. Uma boa noite a todos.

 

 

 

Davi André de Almeida

vereador presidente

 

 

 

Felipe Maioli

vereador 1º secretário

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.