Pular para o conteúdo
29/03/2024 10:15:11 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4052 – 22/09/2020

SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: Sr. Fernando Silvestrin.

 

Às 18 horas o Senhor Presidente Vereador Fernando Silvestrin assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes Vereadores: Arielson Arsego, Deivid Argenta, Fabiano André Piccoli, Jonas Tomazini, Jorge Cenci, José Mário Bellaver, Josué Paese Filho, Maria da Glória Menegotto, Rudmar Elbio da Silva, Sandro Trevisan, Sedinei Catafesta, Tadeu Salib dos Santos e Thiago Pintos Brunet.

 

 

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Dando inicio então a Sessão do dia 22 de setembro de 2020. Invocando o nome de DEUS declaro aberto os trabalhos da presente Sessão Ordinária. Convido o Vereador Jonas Tomazini para que proceda à leitura de um trecho da Bíblia. Convido a todos de pé.

VER. JONAS TOMAZINI: Livro de Coríntios Capítulo 13 Versículo 4 ao 7. O amor é paciente, o amor é bondoso, não inveja, não se vangloria, não se orgulha, não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor; o amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

PRES. FERNANDO SILVSTRIN: Quero agradecer o Vereador Jonas Tomazini pela Leitura do trecho da Bíblia. Solicito agora ao Vereador Arielson Arsego, 1º Secretário da Casa, para que proceda à leitura do Expediente da Secretaria.  Então com a palavra o Vereador Arielson Arsego.

 

 

EXPEDIENTE

 

 

1º SEC. ARIELSON ARSEGO: Senhor Presidente e Senhores Vereadores. Gostaríamos de cumprimentar a comunidade de Vila Rica e os demais presentes. Temos um ofício nº 181/2020 – SEGDH; Farroupilha, 21 de setembro de 2020. Excelentíssimo Senhor Fernando Silvestrin, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Farroupilha/RS. Assunto: mensagem retificativa ao Projeto de Lei nº 47/2020. Senhor Presidente, honra-nos cumprimentar Vossa Excelência oportunidade em que submetemos à elevada apreciação desta Casa de Leis a presente mensagem retificativa ao Projeto de Lei nº 47/2020 que altera a Lei Municipal nº 4.591, de 31/03/2020, para fins de alterar o seguinte: Art.1º a partir da autorização de retorno das atividades presenciais de ensino os pagamentos corresponderão: A) para vaga com atividades presenciais ao valor do contrato ou conveniado proporcional ao período atendido; e B) para vaga com atendimento remoto sem atividades presenciais até 65% do valor contratado ou conveniado para manutenção da vaga. Atenciosamente, Pedro Evori Pedrozo, Prefeito Municipal. Era isso, Senhor Presidente, obrigado.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Obrigado ao Vereador Arielson Arsego, 1º Secretário, pela leitura do Expediente da Secretaria. Antes de dar o início da Ordem do Dia, quero saudar todos os Vereadores, a Vereadora Maria da Glória Menegotto, a Doutora Eleonora não está presente nesse momento, quero saudar os internautas que nos assistem nesse momento também, a imprensa, a Rádio Miriam e o Zé Theodoro que nos acompanha nessa noite, Rádio Spaço FM através do Muller que está aqui presente, saudar os funcionários da Casa. Saudar a comunidade de Vila Rica,vou saudar o pessoal que está aqui presente, o Ricardo José Chesini, obrigado pela presença, a Rosana Maria Nicolini Chesini, Ângelo Chesini Fraporti, Rotilde Chesini, tem a Camila e o Fabiano Magagnin, tem a Clarice Magagnin, o Itacir Magagnin e a Liane Magagnin, e também está presente o Júlio César Piloti e o Mateus Piloti e também o Marcos Piloti. Então eu quero agradecer de coração aí a todos da comunidade de Vila Rica pela presença. E agradecer também aos demais presentes que nos acompanham nessa noite. Temos um comunicado do Vereador Rudmar Elbio da Silva.

VER. RUDIMAR DA SILVA: Boa noite, Senhor Presidente, cumprimento também aos nobres Vereadores, colegas e a todos os presentes. Senhor Presidente, uma questão de comunicado, eu tenho um compromisso hoje à noite e peço licença dessa presente Sessão se assim os colegas concordarem.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Se os colegas concordarem, pelo que eu vi todos concordaram então está liberado o nobre Vereador para se ausentar.

VER. RUDIMAR DA SILVA: Obrigado.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Obrigado e uma boa noite. Comunicado ao Vereador Arielson Arsego.

VER. ARIELSON ARSEGO: Senhor Presidente, só gostaria de justificar a ausência da Vereadora Eleonora. Todos já devem saber, o marido dela teve um infarto e ele está agora em recuperação e por esse motivo ela não teve como vir à sessão. Obrigado.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Obrigado ao Vereador Arielson Arsego pelo comunicado. Então dando início à Ordem do Dia.

 

 

ORDEM DO DIA

 

 

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Em 1ª discussão o Projeto de Lei nº 38/2020 que altera a Lei Municipal nº 4.169 de 11/11/2015, com mensagem retificativa. Pareceres: Constituição e Justiça esgotado o prazo regimental; Saúde e Meio Ambiente esgotado o prazo regimental; Jurídico favorável. E nós temos também a emenda modificativa nº 01. Então a palavra está à disposição dos Senhores Vereadores. Com a palavra o Vereador Fabiano André Piccoli.

VER. FABIANO A. PICCOLI: Obrigado, Senhor Presidente. Boa noite. Eu peço que permaneça em 1º discussão este projeto. Obrigado.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Então conforme a solicitação do Vereador Fabiano André Piccoli, o Projeto de Lei nº 38/2020 que altera a Lei Municipal nº 4.169 de 11/11/2015 continua em 1ª discussão. Fica em 1º discussão. Passamos agora ao Projeto de Lei nº 44/2020 que altera a Lei Municipal nº 2.993 de 31/05/2005. Pareceres: Constituição e Justiça aguardo; Finanças e Orçamento aguardo; Jurídico favorável. Permanece em 1ª discussão. Uma questão de ordem ao Vereador Jonas Tomazini.

VER. JONAS TOMAZINI: Senhor Presidente e demais Vereadores, ao público que se faz presente aqui na Câmara de Vereadores e também que nos assiste via internet. Quero apenas solicitar que seja reavaliado o pedido de urgência do Prefeito Municipal para o Projeto de Lei nº 44/2020 considerando que a gente teve uma presença agora, uma conversa com a Presidente do Conselho Municipal de Previdência. Nós temos alguns esclarecimentos ainda a serem feitos nos próximos dias e que a solicitação de pedido de urgência do Prefeito faz com que o processo legislativo não se dê na sua plenitude para tão importante projeto. Então quero deixar registrado na Sessão de hoje para que possa ser reavaliado e até mesmo retirado o pedido de urgência que o Prefeito Municipal coloca no Projeto de Lei nº 44/2020. Era isso muito obrigado, Senhor Presidente.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Obrigado, Vereador Jonas Tomazini. Só para fazer também um uma questão de ordem e esclarecimento. Então será convidado para a próxima segunda-feira a Presidente do Conselho Municipal de Previdência do Município de Farroupilha, a Beatriz Sosnoski, e também será convidado a Secretária de Gestão e Governo, Elda Bruttomesso, para explanação do Projeto de Lei nº 44/2020. Então conforme as colocações dos Vereadores, fica em 1º discussão. Dando continuidade, Projeto de Lei nº 45/2020 que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar contrato administrativo com o Consórcio Intermunicipal da Serra Gaúcha – CISGA.  Pareceres: Constituição e Justiça aguardo; Finanças e Orçamento no aguardo; Jurídico favorável com ressalva. Permanece em 1ª discussão. Projeto de Lei nº 47/2020 que altera a Lei Municipal nº 4.591 de 31/03/2020 com mensagem retificativa. Pareceres: Constituição e Justiça aguardo; Finanças e Orçamento no aguardo; Jurídico favorável. Permanece em 1ª discussão. E agora nós temos em 1ª discussão o Projeto de Lei do Legislativo nº 14/2020 que aprova denominações para vias públicas municipais. Pareceres: Constituição e Justiça favorável; Obras, Serviços Públicos e Trânsito favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos Senhores Vereadores. Com a palavra a Vereadora Maria da Glória Menegotto.

 

VER. GLÓRIA MENEGOTTO: Senhor Presidente, Senhores Vereadores, funcionários da Casa. Quero cumprimentar a todos que estão aqui, comunidade de Vila Rica, cumprimento a Rádio Spaço através do Muller e a Rádio Miriam através do Zé Theodoro e cumprimento a todos os internautas que estão aqui hoje que estão nos assistindo. Nós temos duas famílias, Senhor Presidente, que merecem destaque na nossa comunidade principalmente na comunidade de Vila Rica. E por isso nós estamos encaminhando, encaminhamos então um Projeto de Lei juntamente com o Vereador Fabiano, Vereador Deivid, Vereador Thiago, o Vereador Rudmar e o Vereador Sedinei. Assinamos esse Projeto, mas tenho a certeza que será aprovado por todos dessa Casa. Porque nós temos duas famílias que é a família do Senhor Ivanir José Magagnin que foi morador da comunidade de Vila Rica que lá nasceu, que lá constituiu a sua família e sempre trabalhou para o desenvolvimento dos seus com muito afinco, com muita dedicação; um amigo que eu tive, um amigo querido uma pessoa que realmente ela a gente se emociona quando fala dele. Também temos tivemos nessa comunidade a Dona Amália Mazzarol Chesini que após o seu casamento foi moradora também da comunidade de Vila Rica onde constituiu sua família e sempre trabalhou para o desenvolvimento dos seus, também com muito afinco muita dedicação e que tenho certeza absoluta que hoje ela faz falta, muita falta, naquela comunidade. Por isso eu digo que existe muitas maneiras, de fato, de demonstrar carinho por uma pessoa, de lembrar daqueles que foram importantes para nós, existe muitas maneiras. Existe também, a gente pode colocar o nome de rua como nós vamos colocar, a gente pode colocar muitas vezes essa pessoa é citada no nome de uma empresa da família quase que sempre né, de uma praça pública, de um edifício. Por exemplo, eu tenho um prédio lá no barracão onde eu nasci que tem o nome de Rizélia é Risieri e Zélia meus pais. Então eu só estou dando um exemplo. Dá para colocar o nome de uma rua ou de uma escola, enfim, tudo isso para registrar e lembrar e mantê-los na história. Continuar com a sua identidade sempre presente, né, no ambiente onde é familiar e sempre lhe é familiar. Então por isso hoje duas famílias estão aqui solicitando a nós, Vereadores, que seja mantida a sua história presente. Eu vou ler o nome do Senhor Ivanir José Magagnin, o histórico dele, e vou deixar para que meu colega Fabiano possa ler o nome então da Dona Amália. Então primeiro eu vou ler aqui. Ivanir José Magagnin, nascido em 7 de abril de 1962, filho de Alcides Domingos Magagnin e Normélia Maria Magagnin, teve 3 irmãos Ivete, Ivanice e Itacir. Quando criança teve uma forte febre no feriado de Carnaval, com isso, seus pais o levaram a vários hospitais os quais na época estavam fechados. Quando conseguiram atendimento, após horas, o diagnosticaram com paralisia infantil a qual comprometeu parcialmente seus movimentos das mãos e do pescoço. Viveu desde pequeno na comunidade de Vila Rica, 3º distrito de Farroupilha; trabalhou desde cedo, mesmo com sua deficiência, na agricultura no cultivo de hortifrutigranjeiros. Casou-se também com Dona Laerce Dalcin Magagnin, que está aqui presente hoje, muito obrigado Dona Laerce, lá em 89 e tiveram um filho, Fabiano Cristiano Magagnin, e juntos seguiram com empenho e dedicação as plantações e cultivos da família; aos poucos tornou-se independente e seguiu os passos do pai vendendo os produtos cultivados no Ceasa de Porto Alegre por mais de 35 anos. Contribuiu muito com a comunidade Vila Rica sendo por diversas vezes fabriqueiro e festeiro, sempre buscou melhorias para Vila Rica cobrando dos Prefeitos e Vereadores constantemente. Foi uma pessoa carismática, prestativa e bondosa; sempre disposto a ajudar o próximo. Pessoa de muita fé era devoto de Nossa Senhora de Caravaggio e de Santo Antônio dos quais obteve muitas graças no decorrer da sua vida. Faleceu no dia 13 de junho de 2016 aos 54 anos, coincidente no dia de Santo Antônio, vítima de afogamento ocorrido em um açude da propriedade. Por isso, Senhores colegas Vereadores…

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: É necessário espaço de liderança de repente?

VER. GLÓRIA MENEGOTTO: Já vou entregar. Peço então que seja aprovado nessa noite esse presente Projeto de Lei e depois eu vou passar a palavra então ao Fabiano para falar da Dona Amália.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Obrigado, Vereadora Maria da Glória Menegotto. Então agora com a palavra o Vereador Fabiano André Piccoli.

VER. FABIANO A. PICCOLI: Obrigado, Senhor Presidente. Boa noite colegas Vereadores, Vereadora, aos familiares do Senhor Ivanir José Magagnin e da Senhora Amália Mazzarol Chesini, a imprensa presente e ao público que nos acompanha pelas redes sociais. Primeiro quero parabenizar a Vereadora Glória pela iniciativa e o reconhecimento da denominação da via em Vila Rica com o nome do Senhor Ivanir. A Senhora já leu o histórico e o merecimento e o engajamento desse Senhor com a comunidade de Vila Rica e também da Dona Amália que já há algum tempo com o Ricardo aqui e os seus familiares nós vínhamos conversando já que o nono Chesini, um dos grandes líderes não só de Vila Rica, mas de toda região Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa, o nono Felippe, já tem uma denominação. Então nós colocaremos na FR 31, como sugestão ao Executivo, que denomine o nome da Senhora Amália Mazzarol Chesini que nasceu em 01 de julho de 1906, filha de Gerônimo e Joana Mazzarol. Casou-se com Felippe Thomas Chesini no ano de 1927 e foram morar na comunidade de Vila Rica. Junto com o esposo Felippe iniciaram uma ferraria tocada por uma roda d’água utilizando a força da água do rio que passava ao lado da casa. Tiveram 10 filhos Augusto, Adelina, Leonelo Gerônimo, Antônio Luiz, Hilário, Wilmar Eduardo, Lídia, Ambrósio, Egídio e Alcino. Amália era uma pessoa simples e tinha sempre uma palavra de ânimo e fé para quem estava por perto. Trabalhadora sempre apoiou o marido Felippe no trabalho da família desde a ferraria depois tiveram a produção de uvas, a elaboração de vinhos que hoje nós temos a honra de ter a Adega Chesini e o Frigorífico Chesini como dois empreendimentos que são referências no nosso município. E eles são hoje administrados pelos filhos pelos netos. E aqui eu faço um reconhecimento muito especial ao Ricardo Chesini pela sua liderança junto a AFAVIN pela sua coragem de lá no ano de 2013, eu não estou vendo o Ricardo, nós tivemos a coragem e a determinação de aumentarmos o tamanho do Festival do Moscatel e hoje é um festival referência nacional, festival enogastronômico referência nacional e tem assinatura do Ricardo. Mas, além disso, essa coragem e essa determinação vêm de família, vem do teu Nono, da tua Nona, dos teus pais, dos teus tios e aqui essa Casa hoje reconhece não somente a Nona Amália, mas a todos os familiares da Família Chesini por essa entrega à comunidade Vila Rica e a comunidade farroupilhense. Além de carinho como a Vereadora Maria da Glória colocou o reconhecimento também é uma virtude dos líderes. Carinho e reconhecimento, duas virtudes que os líderes precisam ter. E hoje essa Casa Legislativa, Senhor Presidente, através de todos os Vereadores irão reconhecer o trabalho de duas famílias muito importantes para o Município de Farroupilha: a família Magagnin e a família Chesini. Então, Senhor Presidente, é com muita satisfação que juntamente com a Vereadora Maria da Glória e com os demais Vereadores, essa bancada vota favorável ao Projeto de Lei nº 14 como uma forma de nós reconhecermos o trabalho dessas pessoas, dessas famílias que contribuem para a história do Município de Farroupilha, que através do seu exemplo de garra e determinação fazem com que os seus descendentes sigam os passos de seus pais e seus avós e contribuam para que o nome de Farroupilha, através de suas empresas, seja colocado nas gôndolas, seja colocado em todos os cantos desse país. Então mais uma vez parabéns às duas famílias e nosso voto é favorável ao pedido de urgência e ao projeto também na noite de hoje. Muito obrigado, Senhor Presidente.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Obrigado, Vereador Fabiano André Piccoli. Deixar registrado aqui e saudar também a presença do Ambrósio Chesini e a Débora Chesini que também está presente. Obrigado. E também está presente nessa noite a Elenice Girelli, obrigado pela presença. Dando continuidade então a palavra está à disposição dos Senhores Vereadores. Com a palavra o Vereador Josué Paese Filho conhecido como Kiko Paese.

VER. JOSUÉ PAESE FILHO: Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Vereadora Glória, não vou citar todos os nomes já citados pelo Presidente no protocolo, no início da sessão, mas não posso deixar aqui de cumprimentar o Ambrósio Chesini, Ex-prefeito de Garibaldi, seja bem-vindo a essa Casa e todo aquele pessoal que conheço a cada um de vocês, né. Desculpe eu baixar a máscara aqui. Eu não vou fazer muitos comentários, porque a Vereadora Glória já explanou bem sobre o Ivanir José Magagnin e o Fabiano Piccoli então da nossa querida Amália. Eu tive o privilégio de conhecer essas pessoas. O Ivanir representa muito bem a família Magagnin que conheço todos eles. Família tradicional, Glória, família que contribuiu com a comunidade de Vila Rica e não só com Vila Rica, com as comunidades vizinhas estavam sempre presentes. Eu me lembro de lá na Linha Paese, né, que ele era muito parceiro de lá também; não só ele como os primos deles toda a família. Então é merecedor esse nome, né, quando a Glória me falou eu tive algumas dúvidas, quero deixar registrado Glória aqui, porque na primeira conversa que nós tivemos eu não tinha o mapa na mão, né, e eu conheço bem aquela região né e não ficou bem esclarecido e quando chegou o mapa; perfeito. Inclusive aonde vai ser a Rua Ivanir José Magagnin que ela sai do salão, vamos dizer do salão antigo que ainda está lá muito bem conservado, de Vila Rica, ela segue a São Miguel né, que faz divisa com Garibaldi, e lá em cima eu tenho meus parentes, eu tenho minha irmã que mora lá em cima, antes de chegar, mais ou menos no meio do caminho. Então eu fico muito feliz de quando visitar minha irmã lá de saber que eu estou passando em uma rua que se chama Ivanir José Magagnin. Partiu, nos deixou há pouco tempo, em 2016, né, uma pessoa jovem ainda né, mas é o destino da vida, é o destino das pessoas. Nós não temos hora, nós estamos aqui a qualquer momento nós podemos se despedir. Então eu fico muito feliz né dessa rua então do Ivanir. Da Amália, esposa do seu Felippe, hoje eu posso dizer aos Senhores e já foi citado os nomes dos filhos, conheço um por um deles né, fomos muito amigos jogamos muito futebol junto quando Vila Rica tinha o campo onde é que é o frigorífico hoje e Linha Paese nós não tínhamos nós íamos jogar lá embaixo né. Então eu tenho uma grande amizade com aquela comunidade, né, e se me permite eu me criei em Linha Paese, mas me criei também em Vila Rica, né, que tinha meus parentes lá. Então eu fico muito contente né e a bancada, meu líder de bancada Tadeu e meu colega Sandro da bancada do partido Progressista, depois se quiser usar a palavra, mas eu já deixo aqui em nome do partido Progressista o nosso voto favorável a esse projeto que leva esses dois nomes que merecem o nosso respeito né. E que pelo menos vai ter uma lembrança lá de pessoas que ajudaram muito não só Vila Rica, mas também o nosso Município de Farroupilha. Meu muito obrigado e Parabéns.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Obrigado, Vereador Josué Paese Filho, Kiko Paese, pela fala. Também quero deixar registrado a presença do Jorge Bruxel do Jornal O Farroupilha, obrigado pela presença. A palavra continua à disposição dos Senhores Vereadores. Com a palavra o Vereador Jonas Tomazini.

VER. JONAS TOMAZINI: Senhor Presidente e demais Vereadores. Novamente quero cumprimentar a quem nos acompanha nessa noite em especial aos familiares do Ivanir e da Amália que estão sendo então fruto dessa proposição do Projeto de Lei nº 14 assim como já foi colocado pelos Vereadores, pelos colegas que me antecederam, é uma forma de reconhecimento pelo trabalho feito pelo Ivanir e pela Amália na nossa comunidade. Entendemos como uma justa homenagem que possa inclusive estar em vias próximas do local aonde eles passaram e trabalharam durante as suas vidas. Então nós queremos parabenizar às famílias pela história, pelo o que eles fizeram por Farroupilha e pela região e também pela proposição do Projeto de Lei. Em nome da bancada do MDB nós reconhecemos e encaminhamos com muita alegria o voto favorável à aprovação do Projeto Legislativo e que posteriormente o Prefeito possa então adotar nas indicações aqui efetuadas, na justificativa do projeto, possa então nominar essas vias que foram sugeridas com os nomes do Ivanir e da Amália. Então em nome da bancada do MDB, Senhor Presidente, nós encaminhamos o voto favorável ao Projeto de Lei. Era isso muito obrigado.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Obrigado, Vereador Jonas Tomazini. A palavra continua à disposição dos Senhores Vereadores. Com a palavra o Vereador Sandro Trevisan.

VER. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Senhor Presidente, Senhores Vereadores, público aqui presente, comunidade de Vila Rica. Na verdade, assim esse Projeto de Lei como já mencionado pelo nosso Presidente do PP; então a bancada vota favorável, os Vereadores são favoráveis a esse Projeto de Lei. O importante que a gente vê também aqui no Projeto de Lei aonde vem aqui atrás um baixo assinado dizendo que isso não é a vontade de algumas pessoas e sim tem um abaixo assinado, é uma vontade aqui da comunidade. Eu especificamente eu tenho aqui com Ivanir José Magagnin até parente é, primo do meu pai, que automaticamente me torna parente também né. Eu me lembro que quando eu era pequenininho nós fomos lá na primeira vez que eu o vi ele, eu era bem pequenininho, meu pai me levou lá e foi lá que eu conheci ele. Então de maneira particular até é alguém próximo assim existe até um parentesco. Então, Glória, obrigado pela sugestão. Então esse Projeto de Lei do Legislativo nº 14 que denomina então que dá possibilidades ao Executivo dar nomes a essas Ruas, né, se depender da nossa aprovação, Vereadora Glória, com certeza estará aprovado. Muito obrigado.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Obrigado, Vereador Sandro Trevisan. Agora com a palavra o Vereador Deivid Argenta.

VER. DEIVID ARGENTA: Obrigado, Presidente. Quero cumprimentar meus colegas Vereadores, colega Vereadora Glória, ao público que nos assiste de casa, a imprensa e a todos os presentes aqui. Quero dizer também, Vereador Sandro, que a família Magagnin tenho uma relação grande com a família a minha noiva é Magagnin de sobrenome e a família Chesini também já tive oportunidade de trabalhar com meu colega Engenheiro Chesini ali. A gente fica feliz e sem dúvida é uma honra para as famílias poder colocar os seus nomes na história. É uma homenagem simples, mas muito simbólica. Quando a gente se torna referência se torna o endereço é porque a gente fez parte da história de uma comunidade. Então Parabéns aos familiares das famílias Magagnin e Chesini. E a bancada do PDT, sem dúvida, vota favorável também hoje. Obrigado, Senhor Presidente.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Obrigado, Vereador Deivid Argenta. A palavra continua à disposição dos Senhores Vereadores. Com a palavra o Vereador Sedinei Catafesta.

VER. SEDINEI CATAFESTA: Senhor Presidente, quero aqui cumprimentar Vossa Excelência e os demais colegas e o público que está aqui nessa noite na Casa do Povo sejam bem-vindos. O Projeto nº 14/2020 que a Vereadora Glória apresenta e tem a minha assinatura, quero te parabenizar, Vereadora Glória, que você trouxe aqui para Casa um pouco da história. A história de duas pessoas que muito contribuíram com a nossa cidade.  Diz um pensamento: Não existe partida para aqueles que permanecerão eternamente em nossos corações. Sem dúvidas essas palavras traduzem o que já foi dito do currículo do Ivanir e da Dona Amália e das 84 pessoas que assinaram este pedido que estão concordando para que essas importantes estradas/ruas do nosso Município possam ser então comtempladas com essas duas pessoas importantes que fizeram parte da construção da história de Farroupilha nesses 85 anos do nosso Município. Cada um dentro do seu segmento, mas sempre pensando no bem comum da comunidade como disse o Vereador Paese. Não tive a oportunidade de conhecê-los, mas estou tendo a oportunidade de votar e tornar uma Lei Municipal que vão passar por muitas vezes nessas novas VRS denominadas Ivanir Magagnin e também Amália Chesini. Aos familiares, aos vizinhos, amigos, sejam sempre bem-vindos. Eu tenho a honra de votar favorável e também de assinar esse Projeto. Vereadora, parabéns a ti, parabéns aos demais.  Boa noite a todos e que DEUS nos ilumine sempre.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Obrigado, Vereador Sedinei Catafesta. Mais algum Vereador gostaria de fazer uso da palavra. Então se nenhum Vereador quiser fazer mais o uso da palavra, colocamos então em votação pedido de urgência formulado pela Vereadora Maria da Glória Menegotto. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Aprovado por todos os Vereadores presente com a ausência justificada da Vereadora Eleonora Broilo e do Vereador Rudmar da Silva. Então agora colocamos em votação o Projeto de Lei do Legislativo nº 14/2020 que aprova denominações para vias públicas municipais. Os Vereadores que estiveram de acordo permaneçam como estão. Aprovado por todos os Vereadores presente com a ausência justificada da Vereadora Eleonora Broilo e do Vereador Rudmar da Silva. Então só para nós finalizarmos, eu quero, em nome do Poder Legislativo Municipal, agradecer a presença de todos e parabenizar a família do Ivanir José Magagnin e também a família da Dona Amália Mazzarol Chesini. É um justo reconhecimento a essas duas famílias, à comunidade de Vila Rica e tenho certeza que essas duas famílias representam todas as outras famílias da comunidade. Então parabéns às duas famílias e parabéns a toda a comunidade de Vila Rica, uma comunidade muito importante para Farroupilha, uma comunidade pujante aonde que temos vinícola, aonde que temos indústrias, várias fábricas; então a gente, nós do Poder Legislativo estamos muito orgulhosos com a comunidade de Vila Rica. E dizer que é justo essa homenagem encaminhada pela Vereadora Maria da Glória Menegotto conjuntamente com todos os Vereadores. Então parabéns à comunidade e parabéns às famílias. Eu não sei se mais algum Vereador gostaria de fazer uso da palavra. Temos um comunicado do Vereador Jonas Tomazini.

VER. JONAS TOMAZINI: Na verdade, Senhor Presidente, eu gostaria então apenas de convocar uma reunião da comissão de Finanças e Orçamento para a próxima segunda-feira após a Sessão então que a gente vai ter mais alguns andamentos; eu já quero deixar marcado após a Sessão da segunda uma reunião da comissão de Finanças e Orçamento com a pauta os projetos que estão para apreciação da referida comissão. Muito obrigado, Senhor Presidente.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Então tá. Obrigado, Jonas Tomazini. Então já fica combinado às comissões para se reunir na segunda-feira. Um comunicado ao Vereador Sedinei Catafesta.

VER. SEDINEI CATAFESTA: Senhor Presidente, quero ver com Vossa Excelência a possibilidade de uma reunião segunda-feira, às 17h/17h30min, tem uns assuntos para tratarmos e também eu tenho um projeto para apresentar e gostaria de discutir com Vossas Excelências, se possível. Obrigado.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Então fica, com a concordância de todos os Vereadores, fica marcado segunda-feira às 17 horas? 17h30min. Então fica marcado a reunião para tratar assuntos relevantes à Casa Legislativa. Então é uma Sessão Secreta então fica convidado; então 17h30min então segunda-feira fica marcado. Também tem uma questão, um comunicado ao Vereador Fabiano André Piccoli.

VER. FABIANO A. PICCOLI: Obrigado, Senhor Presidente. Sugiro que nós após o término nós pudéssemos fazer uma foto primeiro com uma família e depois com a outra, os Vereadores, como sugestão.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Com certeza. Então obrigado, Fabiano Piccoli. Então eu vou dar o encerramento da Sessão até por que foi encerrado a Ordem do Dia e aí eu convido depois da Sessão as duas famílias aí, né, uma por vez para gente bater uma foto para deixar registrada aqui na Casa essa homenagem justa feita pelo Senhor Ivanir José Magagnin e pela Senhora Amália Mazzarol Chesini. Então convido depois da Sessão, batermos uma foto. Nada mais a ser tratado nesta noite, declaro encerrado os trabalhos da presente Sessão.

 

 

 

 

 

 

Fernando Silvestrin

Vereador Presidente

 

 

 

 

 

 

Arielson Arsego

Vereador 1º Secretário

 

 

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.