24/04/2024 19:58:34 - Farroupilha / RS
Atualizado em 3 de abril de 2018

02 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Vereadores receberam no início da sessão representantes da Associação farroupilhense de pais e amigos dos autistas (Amafa), e o vereador de Santana do Livramento, Carlos Nilo. Ambos explanaram aos vereadores e público presente sobre o autismo. O tema foi intencionalmente agendado para esta segunda-feira, por ser o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A Amafa inaugurou no dia 31 de março a nova sede da associação. Localizada no bairro Vicentina, o ambiente é maior permitindo uma sensação de maior liberdade aos alunos matriculados. Na tribuna, a presidente Elaine Bartelle relembrou a trajetória de mais de 15 anos. Acompanhada da coordenadora Aline Daros da Rosa que apresentou as atividades oferecidas pela associação, entre elas a equiterapia.

Com o novo espaço, a Amafa terá a chance de iniciar a utilização de cães para terapia tendo o objetivo de ampliar a socialização do autista. Outras opções foram apresentadas pelo vereador de Santana do Livramento, Carlos Nilo.

Nilo é autor da Cartilha do Autismo, contendo informações, orientações e dicas de relacionamento com quem tem este transtorno. A Cartilha foi adotada pela Assembleia Gaúcha em 2016, difundindo este tema. Todos presentes na sessão ganharam um exemplar deste trabalho.

A vinda da entidade e do vereador santanense foi promovida através dos requerimentos 026/2018 e 169/17, da bancada do PMDB e do vereador Thiago Brunet, respectivamente.

Texto e Fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804