20/04/2024 12:02:21 - Farroupilha / RS
Atualizado em 8 de setembro de 2016

Vereadores debatem sobre a produção de alimentos orgânicos

0609-produtos-organicos

Fotos: Gabriel Venzon

Na terça-feira os parlamentares receberam em sessão os presidentes das associações municipais de Agroecologia, Pedro Lovato e de Proteção ao Ambiente Natural, José Antonio Pancotto. Pautado em eventos como o Almoço Ecológico que ocorreu em maio deste ano e na feira agroecológica, os vereadores analisaram em sessão o progresso da agricultura orgânica no município.

Criada em março de 2014, a feira oferece produtos livres de agrotóxicos, ocorrendo todas quintas a partir das 13 horas no pavilhão ao lado da Estação Férrea. Frutas, verduras, geleias, sucos e vinhos são os principais produtos encontrados, através dos nove produtores, em sua maioria farroupilhenses.

De encontro à conscientização sobre o consumo de alimentos saudáveis, criou-se o Almoço Ecológico. Realizado pela Afapan, na linha São Luiz, o almoço oferece alimentos da estação. Segundo o presidente da Associação, Pancotto esclarece que o objetivo do evento é incentivar a produção no município, e que consequentemente, haja mais ofertas desses produtos no mercado.

Segundo Lovato, presidente da Associação de Agroecologia, Farroupilha tem cadastrado junto ao Ministério da Agricultura, 20 propriedades agrícolas que trabalham com o orgânico, e outras 10 estão em transição para este segmento.

0609-feria-destaque