29/03/2024 08:59:20 - Farroupilha / RS
Atualizado em 24 de outubro de 2018

Vereadores criam Frente Parlamentar de apoio a kiwicultura

Apresentado pela Bancada do PSB, o Requerimento 136/2018 foi aprovado por unanimidade. A proposição cria uma Frente Parlamentar voltada ao cultivo do kiwi em Farroupilha. A ação visa buscar políticas de incentivo à produção local da fruta.

Conforme explanou o vereador Sandro Trevisan no Grande Expediente, apenas 13% da comercialização da fruta do Brasil é nacional. Farroupilha já foi referência na kiwicultura, porém foi perdendo espaço por falta de investimentos em maquinários, ocasionando a perda de qualidade do fruto.

Com o objetivo de tornar o kiwi referência novamente no cenário nacional, a Frente buscará principalmente políticas de investimento ao agricultor e novas variedades da fruta para garantir a qualidade do produto. Com o crescimento da kiwicultura nacional, haverá o fomento de emprego e um melhor custo benefício ao consumidor final, aponta Trevisan.

O projeto nasceu com a explanação na Câmara, de cinco jovens agricultores em julho deste ano, que explanaram sobre sua viagem à Itália capacitando-se na produção de Kiwi. A viagem foi financiada pelo Executivo Municipal com aprovação do Poder Legislativo.

A Frente Parlamentar aguarda a nomeação dos vereadores que farão parte, para a elaboração de um cronograma de ações a ser desenvolvido.

Texto e Foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804