24/04/2024 06:12:54 - Farroupilha / RS
Atualizado em 26 de setembro de 2018

Câmara realiza um dia inteiro de debates sobre trânsito

Através do Projeto Legislativo em Ação, a Câmara Municipal realizou um ciclo de palestras abordando a mobilidade urbana. O evento, em alusão ao Dia Nacional do Trânsito ocorreu nos turnos da manhã, tarde e noite, totalizando um público de 400 pessoas.

Coordenado pelo vereador Odair Sobierai, o Legislativo em Ação apresentou pela manhã o teatro “Los Gueras” do grupo teatral Tem Gente Teatrando para estudantes do ensino médio de Farroupilha. Os estudantes puderam conferir também a explanação do comandante do Pelotão de Farroupilha da Polícia Rodoviária Estadual, Tenente Marcelo Stassak, que tratou de uma reflexão sobre o comportamento das pessoas a frente do volante.

Pelo turno da tarde, as ações voltaram-se para as crianças de seis a oito anos, com a apresentação do CFC Farroupilha e do Major Juliano Amaral, comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar que, ambos de forma lúdica, apresentaram aos estudantes a importância de dirigir com segurança, evitando o uso do celular, usando sempre do cinto, e cuidar da velocidade permitida.

Já pelo turno da noite, o Legislativo em Ação promoveu um debate sobre o tema com motoristas, agentes públicos e sociedade civil em geral. No ato, estiveram palestrando, o presidente do Cetran, Luiz Noé, os comandantes Juliano e Stassak e o diretor do Departamento de Trânsito de Farroupilha, Daniel Troes.

Luiz Noé abordou as características do trânsito no país. Os constantes desafios no combate a impunidade, melhorias da infraestrutura e fomento da educação no trânsito. Em sua explanação, trouxe dados que evidenciam a faixa etária dos 21 ao 24 anos com maiores índices de vítimas fatais no trânsito, dados esses de 2017.

Complementando a apresentação do presidente do Cetran, o comandante Stassak apresentou a média de acidentes em nossas rodovias. Estradas, animais ou veículos apresentam apenas 10% dos motivos de acidentes. A grande parte deles é motivada por imprudência dos motoristas.

Já no âmbito municipal, o major Juliano apresentou as ações da Brigada Militar a frente de operações como lei seca, e perturbação do sossego público. O diretor Troes, reforçou a importância do Departamento de Trânsito na fiscalização da mobilidade urbana, seja na orientação do comportamento do motorista, como também na estrutura de segurança das vias municipais.

Texto e Fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804