18/03/2024 23:33:44 - Farroupilha / RS
Atualizado em 11 de outubro de 2017

Soluções para o Hospital São Carlos são debatidas em Sessão

Na busca por mais recursos ao Hospital São Carlos, os vereadores receberam para a Sessão desta terça-feira a coordenadora regional da Saúde, Solange Sonda, e a secretária Municipal Rosane da Rosa. Ambas apresentaram os recursos já destinados para a instituição e os possíveis programas que o São Carlos poderá ser habilitado a realizar.

Atualmente o hospital passa por uma crise financeira com déficit mensal de cerca de R$ 700 mil reais. Vereadores estiveram em diferentes oportunidades na Secretaria Estadual de Saúde buscando novas vindas de recursos para a entidade.

Conforme a secretária Rosane, o Estado enviou cerca de R$ 900 mil reais este ano para o Hospital, um valor baixo segundo ela, se comparado aos R$ 11 milhões vindos do município, e os R$ 6 milhões vindos da União.

Questionada pelos vereadores, o motivo da disparidade de valores enviados pelo Estado aos diferentes hospitais, a coordenadora Solange explica que quanto mais alta complexidade ter o hospital, maior será o recurso enviado para ele. Sonda complementa sugerindo à entidade de Saúde que reveja junto com o Estado o teto MAC (média e alta complexidade), porque segundo ela, em Farroupilha aparenta está defasado.

Outra forma de recurso, dessa vez, buscado pela coordenadoria para o município é o Portas de Entrada Federal. Para este mês, Sonda estará em reunião no município de Nova Prata tratando do assunto. Caso aprovado, o pedido deverá ser encaminhado ao Ministério da Saúde.

A Rede Cegonha é outro serviço que o Hospital São Carlos garantiu junto com o Estado, proporcionando um aporte maior de recursos para a instituição.

Além dos recursos, os Poderes Executivo e Legislativo trabalham para que o Estado envie os R$ 600 mil reais pendentes, transfira o valor destinado para a UPA de Farroupilha de R$ 700 mil reais para o São Carlos, e analise a possibilidade de enviar os recursos acumulados desde 2004.

Junto com os deputados federais, a Câmara de Vereadores estará engajada em solicitar ao Governo Federal a anistia da dívida do Hospital São Carlos com a União.