29/03/2024 09:22:14 - Farroupilha / RS
Atualizado em 6 de dezembro de 2016

Realizada Sessão Comemorativa aos 82 anos de Farroupilha

O Legislativo realizou na noite desta segunda-feira uma sessão comemorativa aos 82 anos de emancipação de Farroupilha. Representando o Executivo, o vice-prefeito Pedro Pedrozo fez uso da tribuna, juntamente com o vereador Paulo Dalsochio (PDT), indicado para representar a Casa Municipal.

Em 1934, Nova Vicenza, como era conhecida Farroupilha anteriormente, começou a apresentar sua independência. Em fevereiro deste ano aconteceu o lançamento da Pedra Fundamental do Sanatório, onde hoje está o Hospital São Carlos. O distrito também obteve coletores Federais e Estaduais, a vinda de grupos escolares estaduais, e nasciam pequenas indústrias, além do crescimento do comércio e da agricultura.

0512-emancipacao-nt

Foto: Gabriel Venzon

Esses fatores foram fundamentais para que iniciasse o movimento emancipacionista no distrito. Através do decreto 5.779 de 11 de dezembro de 1934, nascia o município de Farroupilha (em homenagem ao centenário da Revolução dos Farrapos). Nomeado por Getúlio Vargas, Dr. Armando Antonello foi o primeiro prefeito nomeado do município permanecendo no cargo até 1937.

Na sessão desta noite a história do município foi lembrada. Com a colaboração do artista plástico José Antonio Troitiño, a Câmara expõe até o dia 20 de dezembros obras em óleo sobre tela dos principais pontos turísticos de Farroupilha. Houve também, a execução do Hino Municipal escrito pela ex-primeira-dama Dolores Maggioni.