16/04/2024 09:13:19 - Farroupilha / RS
Atualizado em 26 de setembro de 2017

Legislativo em Ação: Precisamos falar sobre o trânsito

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta segunda-feira o projeto Legislativo em Ação. O evento teve o objetivo de apresentar à comunidade as mudanças físicas e culturais que estavam sendo realizadas no trânsito farroupilhense.

O Projeto contou com a participação de seis entidades distintas: Executivo, polícias rodoviária e militar; CFC, Lions Clube Centro e escoteiros. Cada uma com ações específicas para conscientizar a população que o trânsito é feito por pessoas, e que devemos respeitá-lo em nome da boa convivência social, e segurança do cidadão.

Este evento foi coordenado pelo vereador Odair Sobierai (PSB), que iniciou sua manifestação apresentando aos presentes, a Campanha “Respeitem a faixa”, voltada para a mudança cultural de pedestres e motoristas quanto as faixas de segurança. A campanha foi incrementada em ônibus urbanos, parquímetros e escolas.

Representando o Executivo, o diretor do departamento de trânsito, Daniel Troes, apresentou a entidade, suas funções na fiscalização e sinalização. Citou ações específicas como a implantação de coberturas nos parquímetros e o recuo das faixas de segurança em cruzamentos com grande fluxo de veículos.

A educação do trânsito ficou por conta do CFC Farroupilha, que sob a coordenação da Natalina Silvestrin, realiza frequentemente palestras em escolas e aborda o assunto com a comunidade. De forma lúdica, o Centro de Formação de Condutores, conta com a parceria do cantor Calebe Coelho que realiza um musical para o público infantil.

Já na segurança pública, as polícias rodoviária e militar foram representadas pelo sgt. Schiavon e cap. Tonatto respectivamente. Os oficiais trouxeram números de suas ações. Nas rodovias, a PRE apresentou o índice com grande número de acidentes em nossas rodovias, muitas vezes ligadas ao fluxo de veículos, fatores climáticos, e por serem rodovias de passeio e tráfego de caminhões, porém o número vem diminuindo gradativamente, segundo o sargento.

Na área urbana, o capitão Tonatto explanou sobre os acidentes que ocorrem na cidade. Em sua maioria causados por algum tipo de negligência dos condutores. Conforme dados da Brigada Miliar, cerca de 15 acidentes por mês ocorrem em Farroupilha com lesão corporal.

O Legislativo em Ação buscou para contribuir com o debate, apresentar também instituições sem responsabilidades diretas com o trânsito. Uma delas é o Lions Clube Centro, que a partir da observação, trouxe para a cidade uma forma de conscientizar a população sobre as vagas para deficientes e idosos. Conforme explanou Edson Rossler, criou-se a Multa Moral, onde qualquer cidadão poderá colocar no para-brisa do veículo infrator a advertência para que o motorista reflita sobre sua infração.

Encerrando o debate, os grupos escoteiros, foram representados pelas Divane Campagnaro que enalteceu o trabalho da noite e apresentou as ações desenvolvidas com crianças e adolescentes no escotismo e como suas ações refletem no trânsito e na sociedade, tornando-os desde cedo, cidadãos conscientes e respeitosos.

Esteve presente no evento o prefeito em exercício, Pedro Evori Pedrozo que relembrou obras importantes realizadas recentemente, como as sinaleiras da avenida Santa Rita e o Trevo que liga a RSC 453 com a RS 122.

Esta foi a segunda edição deste ano do Legislativo em Ação.

Foto: Gabriel Venzon