25/04/2024 12:18:56 - Farroupilha / RS
Atualizado em 22 de maio de 2017

Parlamento Regional tem encontro em Nova Roma do Sul

Fotos: Gabriel Venzon

O Parlamento Regional esteve reunido na tarde desta segunda-feira, na Câmara Municipal de Nova Roma do Sul, buscando através do deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) a inclusão do município de Nova Roma na Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

Santini é autor do Projeto de Lei Complementar 234/15, que aumenta o número de cidades inclusas na Região Metropolitana, passando de 13 para 32 municípios. Segundo o deputado, outros três projetos também protocolados em 2015 visam ampliar o número de municípios nesta metrópole.

Conforme a reunião, assegurando maior agilidade no processo, a Assembleia pode encaminhar uma emenda de plenário incluindo todos os municípios em um documento único para ser analisado pela Metroplan.

O Parlamento Regional, planeja uma reunião em Porto Alegre, com o deputado estadual Gabriel Souza (PMDB), líder de Governo na Assembleia para tratar deste processo.

Além da Região, os vereadores presentes explanaram sobre o processo envolvendo açougues que sofreu modificação no manuseio da carne. O decreto não permite a venda de carnes temperadas sem o selo de procedência ou embutidos fora da embalagem. O parlamento entende da necessidade de visar a qualidade do produto ao consumidor final e planeja auxiliar os estabelecimentos sobre as regras vigentes.

A educação também foi pauta desta reunião. O vereador presidente de Farroupilha, Fabiano Piccoli sugeriu a inserção do estudo da Constituição, leis e Poderes Constituídos na grade escolar municipal. Piccoli utilizou como exemplo o material didático fornecido pelo Senado Federal, com foco para jovens de 12 a 15 anos de idade.

A ideia seguirá sendo trabalhada com o apoio da Escola do Legislativo de Caxias do Sul.

Estiveram na reunião os presidentes de Antônio Prado, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Nova Prata, Nova Roma do Sul e São Marcos.