29/03/2024 06:52:21 - Farroupilha / RS
Atualizado em 14 de setembro de 2017

Parlamento Regional busca atendimento mais ágil do SAMU

Foto: Gabriel Venzon

As Câmaras Municipais de Farroupilha e São Marcos estiveram representando o Parlamento Regional da Serra em reunião com o secretário adjunto da Saúde, dr. Francisco Paz. O encontro foi motivado pela busca de um atendimento mais ágil por parte do SAMU nos municípios.

Atualmente, o atendimento é intermediado pela central com sede em Porto Alegre. Os presidentes Fabiano Piccoli, e Patrícia Camassola Tomé apresentaram a sugestão para que o atendimento seja repassado para Caxias do Sul, onde também há uma central de atendimentos.

Segundo o secretário adjunto, há em tramitação em estudo para que o serviço de urgência móvel seja repassado para a Secretária de Segurança Pública, para que seja tratado conjuntamente com a Brigada Militar, Bombeiros e Polícia Rodoviária.

Paz ainda salientou que averiguará os registros de atendimento dos municípios de Farroupilha e São Marcos, caso haja uma demora acima da prevista, buscará maior agilidade por parte do SAMU, porém o secretário alerta que a distância física de uma central não deve ser critério para este quesito.

Estiveram juntas na reunião a Secretárias Municipais, Rosane da Rosa, de Farroupilha, e Rosa Mari Fontana Nicoletti, de São Marcos, que auxiliaram nas questões técnicas da saúde de cada cidade.

O Hospital São Carlos também foi tema da reunião, onde o vereador Piccoli e a secretária Rosane reforçaram o pedido de novos recursos ao HBSC, feito ao Estado, há dois meses.