18/04/2024 07:18:14 - Farroupilha / RS
Atualizado em 2 de julho de 2019

Oidetam defende o treinamento de primeiros socorros a todos

O socorrista Américo Santebanez esteve na sessão desta segunda-feira apresentando aos vereadores a importância de difundir o conhecimento de primeiros socorros entre todas as pessoas. Sua vinda ocorreu por convite do vereador Jonas Tomazini.

Santibanez é delegado regional da Oidetam, organização capacitada em resgates aéreos, terrestres e marítimos. E, em sua exposição, na Câmara Municipal, o socorrista ressaltou inúmeros casos que ocorrem de forma imprevisível, como engasgos, taquicardias ou fraturas.

Ele defende o constante aperfeiçoamento das pessoas em práticas de primeiros socorros, desde memorizar telefones de emergência, atendimentos preliminares individuais a evacuação de estruturas críticas. Santibanez entende que em momentos de tensão a pessoa pode esquecer o treinamento se o mesmo não for um hábito para ela.

Tramita da Casa Legislativa o Projeto de Lei 028/19 que torna obrigatória a orientação básica de primeiros socorros em Escolas do município, tanto para professores e funcionários, como para estudantes. A proposição originalmente partiu do vereador Jonas Tomazini, em 2018 tendo a aprovação de todos os vereadores, mas por motivos de vício de origem, o projeto retornou à Casa como PL do Executivo Municipal.

Texto e fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804