25/04/2024 10:53:15 - Farroupilha / RS
Atualizado em 26 de fevereiro de 2018

Legislativo integra o Comitê Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

Vereador tornou-se titular no Comitê por unanimidade

Na última sexta-feira ocorreu a reunião ordinária do Comitê Taquari-Antas em Farroupilha, no qual, através do vereador presidente Thiago Brunet, a Câmara Municipal passou a ser membro titular.

O encontro também reuniu representantes da Secretaria de Planejamento, Ecofar, Corsan, Comam, Afapam, Sintrafar e lideranças políticas de outros municípios da Serra. O público presente conferiu a apresentação da engenheira química Juliana Pastorello Rubbo sobre o controle de agrotóxicos na água consumida pelas pessoas.

Conforme a apresentação que levantou dados de 2016 com base em mais de 1600 laudos, o RS possui na grande maioria de seus municípios traços de uma substância chamada DDT, popularmente conhecida como Pó de Gafanhoto. Mesmo proibida desde 2009, a substância, aparentemente, segue sendo utilizada na agricultura e está afetando a água hoje consumida pelos gaúchos.

Segundo a engenheira, criou-se o hábito muito recentemente das autarquias realizarem exames referentes aos agrotóxicos, porém uma vez identificados, diminuiu-se os índices nos exames apresentados no semestre seguinte.

Em Farroupilha traços dessa substância foram encontrados no segundo semestre de 2016. Após a explanação, o Comitê buscará realizar um trabalho de aculturamento com os agricultores para o fim do uso desta substância.

Além da apresentação, o Comitê visitou as Barragens e Estações de Tratamento de Farroupilha.

Texto e Fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804