Pular para o conteúdo
22/08/2017 06:10:04 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

História da Câmara

Em 1934, ano da emancipação do município, foi criado o Poder Legislativo provisório, composto por três membros escolhidos pelo prefeito municipal sob a denominação de Conselho Consultivo Municipal. Os senhores Edvino Blauth, Angelo Venzon e Ulysses João Castagna foram nomeados os primeiros conselheiros do município.

Com as eleições de 17 de novembro de 1935, foi eleita a primeira Legislatura Municipal de Farroupilha, sendo instalada a Câmara Municipal no dia 30 do mesmo mês. Sob a presidência do vereador Ulýsses Castagna, a Legislatura foi dissolvida em novembro de 1937, por ordem do Presidente da República Getúlio Vargas, que através do artigo 178 da Constituição da época, extinguiam-se os Poderes Legislativos Municipais.

Após dez anos, em 27 de novembro de 1947, encerra-se o período discricionário, e a Câmara Municipal de Farroupilha é reinstalada. Nesta época, novos vereadores foram eleitos, e o Poder Legislativo foi presidido por Pedro Antonello Filho.

Após três mudanças de endereço ao longo dos anos, o Poder Legislativo, em 1985, instalado na atual sede administrativa do município, denominou seu Plenário “Palácio Dr. Tancredo de Almeida Neves” em homenagem ao ex-presidente.

Em 1994, a Câmara separa-se do Executivo, instalando-se no Edifício Primavera, passando a ser denominada “Casa Legislativa Dr. Lidovino Antonio Fanton”, em homenagem ao ex-deputado Estadual e federal, nascido em Farroupilha.

Atualmente a Câmara está localizada na Júlio de Castilhos, 420, centro da cidade. Suas funções neste endereço ocorrem desde dezembro de 2013. Com um espaço físico maior e mais confortável, o Plenário conta com 200 lugares, além de um sistema de som e vídeo.