23/04/2024 06:35:51 - Farroupilha / RS
Atualizado em 25 de março de 2019

Fórum Municipal debate o retorno da água no meio ambiente

Na noite da última sexta-feira, 22 de março, data em que comemoramos o Dia Mundial da Água, a Câmara de Vereadores realizou o II Fórum Municipal da Água e contou com a participação da Afapan, Comam e Corsan.

O debate abordou as formas como é devolvida a água ao meio ambiente após o consumo humano. Representando a Associação farroupilhense de proteção ao ambiente natural, a presidente Angela Silvestrin apresentou o trabalho da entidade junto a comunidade, na busca de uma maior conscientização no uso da água e separação do lixo.

Já o Conselho Municipal de Meio Ambiente, representado pelo engenheiro ambiental Gustavo Bartelli alertou sobre a expansão urbana que a cidade sofre e como isso afeta os recursos hídricos de Farroupilha. Buscando soluções individuais, o engenheiro exemplificou canais de filtros subterrâneos em residências que podem ser feitos com pneus e pedras, podendo a água ser reutilizada em jardins.

Além das inúmeras instalações individuais que podem ser feitas, Farroupilha em contrato com a Corsan realiza obras de Tratamento de Esgoto. Para explanar sobre o desenvolvimento da Estação, o chefe do departamento de Obras da região Nordeste, Carlos Cezar Mennet Leal apresentou as etapas já concluídas e as futuras instalações.

A Estação está sendo construída próximo ao Balneário Santa Rita, e a cidade terá oito postos de elevada que levarão o esgoto à ETE. Dividida em quatro etapas: em um primeiro momento, o trabalho de canalização está ocorrendo nos bairros compreendidos entre o Bela Vista e São Roque. Após, a implantação se dará nos bairros compreendido entre o Belvedere e São Luiz; seguido pela região central; e por fim entre os bairros São José e América.

O Fórum foi mediado pelo vereador Thiago Brunet e contou com a participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente Miguel Angelo Silveira de Souza. O vereador presidente, Sandro Trevisan reiterou a importância do tema e propôs aos vereadores presentes um trabalho conjunto da Casa visando incentivar o cidadão em tornar sua residência mais sustentável, através de descontos no IPTU.

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804