28/03/2024 08:52:02 - Farroupilha / RS
Atualizado em 3 de junho de 2019

Grêmio estudantil do IFRS luta pelo orçamento do Instituto

Utilizando a Tribuna Livre, o Instituto Federal (IFRS), campus de Farroupilha, através do Grêmio Estudantil apresentou aos parlamentares as consequências que pode ter a Escola em Farroupilha caso se efetive o bloqueio temporário de 30% do orçamento, ação proposta pelo Governo Federal.

A aluna Andressa Conterno Dal Magro, representou o Instituto ao explanar sobre o temor do IFRS de que o contingenciamento torne-se um corte definitivo, isso poderá ocorrer caso ele não possa ser registrado na média orçamentária anual em tempo hábil. Em 2015 o instituto sofreu um corte em seu orçamento, seguido em 2017 com o contingenciamento de 20% dos recursos e outros 10% em 2018.

Mesmo assim, o IFRS, campus de Farroupilha, registrou a melhor nota da Serra Gaúcha no Enem de 2017, e foi eleito o melhor IFRS do Sul do país nos anos de 2015 a 2017. Porém, a atual ação proposta impactará diretamente na educação uma vez que o IFRS em Farroupilha segue com o mesmo orçamento de 2011, cerca de R$ 1,7 milhões, sendo que ao longo desse período aumentou cinco vezes o número de alunos.

Em maio, a Câmara de Vereadores emitiu uma Moção de Protesto, solicitando que o Ministério da Educação reveja a ação pelo bem da qualidade do ensino público federal do Brasil.

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804