28/03/2024 07:54:44 - Farroupilha / RS
Atualizado em 31 de outubro de 2017

Estudantes apresentam suas ideias no “Vereador por um Dia”

Foto: Gabriel Venzon

A Câmara de Vereadores proporcionou a experiência de ser um parlamentar municipal a dezesseis jovens estudantes, através do projeto “Vereador por um Dia”. Cada estudante ocupou uma cadeira, e em Sessão apresentou um projeto ou reivindicação ao público presente.

Desde 1995 o “Vereador por um Dia” ocorre em Farroupilha, oportunizando o contato de mais de 250 estudantes com o Legislativo Municipal.

Na noite desta segunda-feira, os participantes puderam acompanharam no início da sessão a entrega da Lei Municipal 4.342 que institui o Natal de Nova Milano como evento oficial do município à Escola Municipal Santa Cruz.

Esta lei foi uma sugestão que partiu da vereadora por um dia de 2015 da Escola Santa Cruz, e foi sancionada pelo prefeito municipal neste ano. Após essa demonstração aos participantes sobre a seriedade do projeto, os “vereadores por um dia” apresentaram suas manifestações.

Confira os alunos participantes e seus respectivos projetos apresentados:

Natacha de Souza (E.E. Farroupilha): Alteração no Projeto Estudante Destaque, alterando a frequência e as formas de avaliação da Comissão e Conselho de Educação.

Júlia Kurmann (E. M. Presidente Dutra): Apresentou o projeto “Adote uma Escola”, onde busca através da parceria público privado a manutenção das Escolas Municipais.

Sarah da Silva (E. E. José Fanton): Solicita uma cobertura na parada de ônibus junto com a escola.

Mozart Cotrim (CNSL): Instalação de uma via para caminhadas e ciclovia nos trilhos do trem.

Thiana de Paula (E. M. João Grendene): Construção de praça infantil ao lado da quadra de esporte da Escola João Grendene.

Morgana da Silveira (E.E. São Tiago): Sugestão de troca literária, como forma de incentivo a leitura, visando as classes mais carentes.

Igor Possa (E. E. Julio Mangoni): Redução de resíduos, através da cobrança das sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais.

Dheimis Hennicka (E.E. Rui Lorenzi): Criação da “Semana do Esporte” para combater o uso excessivo de equipamentos eletrônicos e sedentarismo.

Brenda Bregonci (E.M. Primeiro de Maio): Projeto “Te quero viva minha biblioteca”, através de eventos educativos e culturais em bibliotecas.

Josiel Alves (E.E. Vivian Maggioni): Pede uma maior preocupação com a saúde, mobilidade urbana, praças e escolas por parte dos vereadores.

Bernardo Gobbato da Rocha (E.E. São Tiago): Protesto a situação estabelecida aos professores da rede estadual, em razão da crise financeira do Estado.

Giovana Regina Benvenutti (E.M. Treze de Maio): Solicitação a conclusão da pavimentação asfáltica e um posto de saúde no 2º distrito; além de uma maior frequência na coleta de lixo.

Gabriela Novak (E.M. Oscar Bertoldo): Requerimento ao Governo Municipal, solicitando a diminuição do funcionalismo público, substituindo-o por obras nas escolas e investimentos na saúde.

Eduardo Barbosa Godinho (E.M. Santa Cruz): Requer a pavimentação com drenagem na rua Roque Vitor Barbieri em Nova Milano.

Jéssica Paula Arozzi (E.M. Zelinda Rodolfo Pessin): Projeto “Reciclar: uma atitude cidadã”, conscientizando sobre o meio ambiente.

Marina Callegari Bristot (E.M. João XXIII): Solicita a instalação de um semáforo no acesso a Monte Bérico; a inclusão da educação financeira na grade curricular; e investimentos na agricultura.