25/04/2024 03:22:56 - Farroupilha / RS
Atualizado em 13 de setembro de 2018

Parlamento Regional concentra ações para saúde e segurança

O Parlamento Regional esteve reunido na tarde desta quarta-feira na Casa Legislativa de Veranópolis, abordando temas como telecomunicações, segurança e transporte escolar. Representando Farroupilha, esteve presente o vereador líder de governo, Aldir Toffanin.

De forma mensal e itinerante, as Câmaras dos municípios da Serra Gaúcha encontram-se para tratar de demandas relevantes à região serrana do Estado, conforme proposta dos vereadores membros do Parlamento, presidido atualmente pela vereadora de São Marcos, Patrícia Camassolla Tomé.

A reunião iniciou com a apresentação, aos demais membros, das reivindicações do Parlamento junto a Secretaria Estadual de Saúde, solicitando a ampliação dos atendimentos de alta complexidade na Serra Gaúcha.

Atualmente o hospital referência nesta área é o Pompéia, de Caxias do Sul, porém a entidade de saúde não está suprindo a demanda necessária. Segundo o levantamento do Parlamento Regional são mais de 2.400 cirurgias na região sendo aguardadas.

Os vereadores expuseram a necessidade de acompanhar o progresso na área de internet no interior dos municípios, dada a expansão de convênios público privados na área e a importância dessa ferramenta na agricultura local. Outro tema, visando a segurança dos estudantes, é as condições dos veículos escolares de cada município. Cada Câmara pesquisará ambas as situações em suas cidades para realizar um quadro comparativo da Serra.

Sugerido pelo presidente de Caxias do Sul, Alberto Meneguzzi, o Parlamento convidará para a reunião do mês de outubro os comandantes da Brigada Militar da região para tratar da segurança pública, entre os temas, o cercamento eletrônico.

Estiveram também na reunião, os municípios de Cotiporã, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Prata e Nova Roma do Sul.

Texto e Fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804