23/04/2024 07:04:07 - Farroupilha / RS

DNA da Alma apresenta seu trabalho em Audiência Pública

2608 dna alma audiencia

Fotos: Gabriel Venzon

A Câmara de Vereadores de Farroupilha foi sede da segunda Audiência Pública realizada em cidades do interior pela Comissão Especial sobre a Família da AL/RS, cujo tema era os entraves de adoções no Estado.

Ministrado pelo deputado presidente da Comissão, missionário Volnei, o encontro teve a presença de representantes do poder judiciário, executivo municipal e estadual, bem como a presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, dra Susana Schettini e os representantes do grupo de apoio farroupilhense, DNA da Alma.

Através de assistentes sociais e psicólogos, o DNA da Alma se tornou referência no sistema de adoção do RS. Segundo os representantes, o grande diferencial é a parceria existente entre o grupo com o Poder Judiciário e o Ministério Público. Enquanto o DNA da Alma trabalha com a conscientização e assiste as crianças, o Poder Judiciário realiza o sistema de adoção.

O Rio Grande do Sul é o segundo Estado do país em maior tempo de espera para adotar, são 5.580 pretendentes. Ao contrário dos dados estaduais, o tempo de espera em Farroupilha é menor que 12 meses, chegando a ter 31 adoções no município.

Crianças acima de cinco anos de idade, que segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) fazem parte de apenas 10% dos pretendentes à adoção, em Farroupilha consegue-se encontrar famílias aptas para adotá-las.

O tema segue sendo debatido pela Assembleia Legislativa em outras cidades. Previsto para a próxima sexta-feira o assunto será tratado na cidade de Bagé.

2608 publiico audiencia