29/03/2024 05:36:43 - Farroupilha / RS
Atualizado em 9 de abril de 2019

Coordenadoria atua na prevenção e combate ao Borrachudo

Esteve na Sessão desta segunda-feira, a convite do vereador Fabiano Piccoli, o coordenador de Controle e Proteção Animal, Juelci de Souza que explanou aos demais parlamentares sobre o trabalho realizado pelo Executivo Municipal quanto ao controle da proliferação do mosquito Borrachudo na cidade.

O simulídeo, popularmente chamado de Borrachudo se desenvolve mais facilmente em climas quentes, geralmente junto as águas correntes como rios, sangas ou açudes. Segundo o coordenador quanto maior o índice de poluição dos córregos, maior o índice de criação do mosquito.

Previsto em três etapas de aplicação do inseticida BTI, a primeira está planejada para o dia 27 de abril na região. Porém Juelci aponta a necessidade de um trabalho de conscientização das localidades quanto ao meio ambiente para diminuir a criação do mosquito. O coordenador aponta a ação de capacitação voluntária de membros das comunidades farroupilhenses, engajados na preservação dos córregos, recuperação da mata auxiliar, produção de alevinos e na aplicação correta do BTI.

Para esse ano está prevista a aquisição de 280 litros do inseticida que diluídos em água produziria o resultado esperado buscando causar o menor dano ao meio ambiente. O mosquito Borrachudo produz uma dolorosa picada, e é motivo de reclamações, principalmente nas regiões rurais no município.

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804