24/04/2024 03:34:57 - Farroupilha / RS
Atualizado em 11 de dezembro de 2017

Câmara celebra em Sessão Solene os 83 anos de Farroupilha

Foto: Gabriel Venzon

A Câmara de Vereadores comemorou a emancipação do município nesta segunda-feira em Sessão Solene. No ato a vereadora Eleonora Broilo representou o Poder Legislativo ao homenagear os 83 anos de Farroupilha.

O movimento emancipacionista iniciou em 1933 pelo advogado Armando Antonello, tendo o apoio inicial de outras nove famílias da época que constituíram a comissão central pró-emancipação.

No dia 11 de dezembro de 1934, com o decreto do governador general Flores da Cunha, Nova Vicenza, pertencente a Caxias do Sul, passou a ser o município de Farroupilha, uma homenagem ao centenário da Revolução dos Farrapos. Antonello tornou-se o primeiro prefeito municipal.

As lembranças dessa história foram marcadas na tribuna da vereadora Eleonora que contextualizou as fases que o município já viveu e personalidades farroupilhenses que destacaram-se nacionalmente levando o nome da cidade para fora.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Pedro Evori Pedrozo que salientou o progresso atual que a cidade detém, na agricultura, na industria, economia, e no crescente pólo turístico.

De pé, vereadores e público presente saudaram Farroupilha acompanhando a execução do Hino Municipal.