18/04/2024 15:59:13 - Farroupilha / RS
Atualizado em 12 de setembro de 2017

Audiência Pública aborda sobre aumento na tarifa de pedágio

Fotos: Gabriel Venzon

Em Audiência Pública na Assembleia do Estado, a EGR anunciou a possibilidade de aumento nas tarifas das praças de pedágios. Estiveram presentes no debate, o presidente da Câmara, Fabiano Piccoli, acompanhado do vereador Raul Herpich e do chefe de gabinete do Executivo, José Antônio Adamoli.

O anúncio das tarifas partiu do presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, que explicou uma defasagem tarifária desde 2007, tendo o seu custo aumentado anualmente. Ao lado de Nunes, o auditor do TCE, Rafael Stolfo, salientou a necessidade de uma equação de equilíbrio financeiro para auxiliar nas projeções da empresa.

O público presente protestou contra esse aumento, por entender que não há clareza do destino que esses recursos terão. Piccoli fez uso da palavra alertando que a EGR está, aparentemente, repetindo o que ocorreu com o pedágio que havia entre Farroupilha e Caxias do Sul, onde menos de 20% do que era arrecadado retornava para a rodovia em que a praça estava implantada.

A Audiência Pública foi presidida pelo deputado estadual Tarcísio Zimmermann, que concluiu o encontro solicitando a EGR que apresente às comunidades o PER (Plano de Exploração das Rodovias), cujo documento projeta as próximas três décadas das estradas; e que a proposta do realinhamento dos valores também seja debatida, justificando o destino exato dos recursos arrecadados.