Pular para o conteúdo
28/03/2024 19:30:28 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 3798 – 30/10/2017 – Vereador por um Dia

SESSÃO SOLENE

Presidência: Sr. Fabiano André Piccoli

Às 18:30 horas, o Senhor Presidente Vereador, Fabiano André Piccoli assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Alberto Maioli, Aldir Toffanin, Arielson Arsego, Eleonora Broilo, Jonas Tomazini, Jorge Cenci José Mario Bellaver, Josué Paese, Odair José Sobierai, Raul Herpich, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Tiago Ilha. Thiago Brunet.

 

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Boa noite a todos e a todas. Em nome de DEUS, declaro abertos os trabalhos da presente Sessão Solene com a presença dos nossos Vereadores e Vereadoras Por Um Dia. Gostaria de saudar a todos os Senhores e Senhoras, as autoridades aqui presentes, diretores das nossas escolas, professores, alunos, enfim, todo corpo escolar, toda comunidade farroupilhense presente nessa noite tão especial. Saúdo de forma especial aos familiares, os amigos, dos nossos Vereadores e Vereadoras Por Um Dia, a imprensa e dizer que o Vereador Por Um Dia foi um PL instituído pela Resolução n. nº 387/2001 e tem como objetivo proporcionar aos estudantes do nosso município, a oportunidade de participar do Poder Legislativo atuando como Vereador e conhecendo o trabalho da Casa Legislativa. No início de cada ano, a Câmara oficia a todas as escolas do município sobre a possível participação nessa Sessão Solene do Vereador Por Um Dia e as escolas interessadas comunicam a Câmara de Vereadores e participam desta Sessão. Na noite de hoje nós teremos 16 Vereadores que se propuseram a participar dessa noite e como é uma noite especial e como simbolismo da importância dessa Sessão, nós faremos um ato de reconhecimento pelo trabalho e pela participação de um PL, de uma aluna que participou do Vereador Por Um Dia em 2015, é a aluna Vitória Rovat Canelo da Escola de Ensino Fundamental Santa Cruz de Nova Milano, que em 2015 apresentou uma sugestão de PL para que o Natal de Nova Milano fosse incluído no Calendário Oficial dos eventos do município. A Vereadora na época Vitória Rovat Canelo era apadrinhada pelo Vereador Arielson Arsego, que sugeriu que na noite de hoje nós fizéssemos a entrega formal da Lei, que foi sancionada pelo Prefeito neste ano. Esta é uma forma de mostrar que essa noite pode sim resultar em PL para a comunidade farroupilhense. Então de uma forma muito simples, nós gostaríamos de convidar a Diretora da Escola de Ensino Fundamental Santa Cruz, Flávia Zanfeliz Zangalli e a nossa Vereadora Vitoria Rovat Canelo e o Vereador Arielson Arsego para que nós possamos entregar e a professora Marisa que foi a coautora que auxiliou a Vereadora a fazer esse PL. Então para que nós possamos fazer a entrega formal da Lei sancionada pelo Prefeito.

 

(ENTREGA DA LEI SANCIONADA)

 

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Então dando sequência agora sim ao nosso ato Solene, nossa Sessão Solene de Vereador Por Um Dia, gostaria de convidar a Vereadora que conduzirá os trabalhos nesta noite, que é a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII, nós temos a Diretora Simone Lovatel Marchet, que é a aluna Marina Callegari Bristot, que já convido para que venha aqui para a Mesa e ocupe a cadeira de Vereadora Presidente. Também, como nós temos 16 Vereadores para esta noite, gostaria de convidar o aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Rui Lorenzi, na qual nós temos a Diretora Rosane Ramos Basso para secretariar os trabalhos desta Casa nesta noite, aluno Dheimis Hennicka. Então Vereadora Marina, vou lhe passar a palavra, ficarei aqui ao seu lado, assim como todos os Vereadores ficarão ao lado dos Vereadores por Um Dia, mas como essa é a minha última participação, eu gostaria de pedir a colaboração e o entendimento de todos para que no final dessa Sessão nós possamos fazer um minuto de silencio em homenagem póstuma a Senhora Odete da Cás que faleceu no último final de semana, que é esposa do Marcelo Ferrari e que nesse ano o casal foi homenageado aqui nessa Câmara como Agricultor Destaque. Com a palavra o Vereador Raul Herpich.

VER. RAUL HERPICH: Senhor Presidente, eu gostaria de aproveitar a oportunidade então nesse momento de um minuto de silencio, para a professora Denise Brito também que faleceu e acho que merece o nosso respeito. Obrigado.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Então vamos fazer agora um minuto de silencio em homenagem póstuma a professora Denise Brito e a Senhora Odete da Cás.

 

(UM MINUTO DE SILENCIO)

 

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado a todos e que DEUS conforte essas famílias. Então a nossa Vereadora passará a palavra para cada um dos Vereadores que farão uma apresentação do seu Vereador Por Um Dia, do seu afilhado, o qual virá para a Mesa e assumirá a cadeira de Vereador. Após todos os Vereadores e Vereadoras estarem aqui nos seus locais, a Vereadora Presidente passará a palavra individualmente para cada Vereador e Vereadora fazer as suas colocações, passado essa etapa faremos a entrega do Certificado para cada um dos Vereadores e Vereadoras. Então essa será a estrutura da nossa noite. Pedimos que a cada Vereador, na sua introdução de dois minutos, três minutos para fazer a introdução do seu Vereador ou Vereadora e os Vereadores e Vereadoras Por Um Dia, terão um tempo, nós vamos colocar um tempo de 5 a 7 minutos para as suas colocações. Aqui em cima nós temos o relógio, os Vereadores quando estiverem falando poderão acompanhar o tempo para que não fique muito prolongado a sua fala e que a gente não alongue muito esta noite. Então Vereadora Marina Callegari Bristot, a Câmara de Vereadores está ao seu comando.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Saúdo o Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Vereadores e, nesta noite, meu padrinho Fabiano André Piccoli, cumprimento todas as autoridades já mencionadas, Senhores Vereadores, imprensa, Diretores de escolas, professores, pais e colegas Vereadores Por Um Dia. Sou Marina Callegari Bristot, representa a Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII, localizada na comunidade de Monte Bérico – 2º Distrito. Minha diretoria é a professora Simone Lovatel Marchet, estou cursando o quinto ano, sou filha de João e Ivângela Callegari Bristot. Minha escola tem como filosofia idealizar um educando inserido na sua época e espaço, cidadão crítico, participativo, responsável, autônomo, capaz de realizar ações transformadoras na sociedade para que, nós estudantes, possamos crescer solidários, comprometidos e justos com tudo que nos cerca. Nesse momento passo a palavra ao Vereador Thiago Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Muito bem Senhora Presidente Marina, Senhores Vereadores, esse momento tão especial para mim, participando e os demais colegas pela primeira vez nesse ato de Vereador Por Um Dia, fico imaginando também o que deve ter passado nas cabeças de todos vocês e que a gente vai acompanhar hoje aqui, das contribuições e eu tive o prazer de conversar com a nossa afilhada, com a minha afilhada, a Vereadora Natasha e já vi que ela traz uma sugestão muito importante para essa Casa e que já deixo aqui o meu compromisso de fazer essa sugestão, esse PL virar realidade e quem sabe como disse aqui o nosso Vereador Presidente Fabiano, nós possamos estar aqui em outro momento referendando uma sugestão vinda das nossas crianças, dos nossos adolescentes, que possa estar, Vereador Arielson, como foi hoje entrando em prática ou acontecendo, isso é o mais importante desse dia e eu quero cumprimentar de forma carinhosa a todos os pais aqui presentes, os professores, as pessoas que vieram aqui prestigiar e que cativem nas nossas crianças esse perfil de liderança, esse perfil de se preocupar e se envolver de certa forma com a política. Talvez seja o momento mais difícil de pedir isso para qualquer pessoa, momento mais difícil, mas se nós não acreditarmos no nosso país, se nós não acreditamos na nossa cidade, se nós não acreditamos aonde que a gente vive e que vai viver por um bom tempo, a gente não vai conseguir mudar o que está aí. Então participem, incentivem que tenha cada vez mais participantes na política, que ideias novas sempre vêm para contribuir e tenho certeza que a nossa cidade precisa disso para os próximos anos. Então Senhor Presidente, com muito carinho, emoção e satisfação, eu gostaria de convidar para que assumisse o meu lugar aqui nessa Casa Legislativa, a estudante do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Farroupilha, a qual eu saúdo da Diretora Elezita Ferrari da Silva, a nossa Vereadora Natasha Torres de Souza, vem para cá.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigado Vereador Tiago Ilha. Passo a palavra ao Vereador Odair Sobierai.

VER. ODAIR SOBIERAI: Boa noite Vereador e Senhora Vereadora, professores e demais presentes, saudar os professores, diretores escolares, familiares e em especial os Vereadores Por Um Dia. Quero apresentar a minha Vereadora Por Um Dia, que é do 8º ano, estuda da Escola Municipal Presidente Dutra, uma escola de excelência, com uma estrutura física e profissional indiscutível, saudar a Diretora Leda Zanella Pancotto, todos os professores, profissionais que trabalham nessa escola e que garantem um futuro melhor para essa geração. A aluna que vai ocupar este lugar eu conheço há algum tempo, a vi crescer, família muito amiga nossa e tenho certeza que se continuar assim, empenhada o futuro dela estará garantido e quem sabe futuramente poderá estar sentando aqui como uma Vereadora com certeza. Filha de Charles Kurmann e Normalice, chamo a Júlia Kurmann para ocupar o meu lugar.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigado Vereador Odair Sobierai. Passo a palavra ao Vereador Alberto Maioli.

VER. ALBERTO MAIOLI: Nossa pequena querida Presidente Marina, saudando-a quero saudar os demais Vereadores, dar uma saudação aos professores, diretores de colégio, pais, alunos e todos que vão ser Vereador Por Um Dia. Eu não poderia deixar aqui de salientar que a sugestão de esta Lei ser criada foi da Vereadora Maria da Gloria Menegotto em 1995, quando ela era suplente de Vereador do Luisinho Moroni. A Escola Estadual de Ensino Fundamental José Fanton, Diretora Luciana Zatti Roth, bairro Santo Antônio, para representar a Escola José Fanton, foi escolhida a aluna Sarah Martins da Silva, aluna do nono ano do ensino fundamental. Filha da Claudiomir da Silva e Maria Clarice Robaina Martins, que neste momento, vem representar este Vereador do Partido da REDE Sustentabilidade. Sem dúvida nenhuma estamos bem representados pela Vereadora Por Um Dia que vem apresentar suas reivindicações e por esse motivo, quero chamá-la para que tome o acento nesta Casa de Leis, a Sarah Martins da Silva.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigado Vereador Alberto Maioli. Passo a palavra ao Vereador Aldir Toffanin.

VER. ALDIR TOFFANIN: Boa noite Senhora Presidente, colegas Vereadores, Vereadores Por Um Dia, diretores, professoras e professores, alunos, familiares e convidados, imprensa e funcionários dessa Casa. Eu gostaria de parabenizar em especial, todas as escolas que participaram deste projeto, nós temos a certeza que é um projeto muito importante, pois futuramente quem sabe serão vocês estarão aqui de fato ocupando este lugar. Eu tenho a honra de chamar para ocupar esta cadeira na noite de hoje, o aluno Mozart Wickert Cotrim, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora de Lourdes, sendo Diretora Salete Gasperin.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigado Vereador Aldir Toffanin. Passo a palavra ao Vereador Thiago Brunet.

VER. TIAGO BRUNET: Boa noite Senhora Presidente Marina, hoje eu não vou saudar o nosso Presidente porque já está bem representado pela mocinha e parabéns pela sua portabilidade e dicção inclusive e a fala sua. Parabéns guriazinha, queria parabenizar aqui todos os pais, alunos, diretores, funcionários da Casa e imprensa local. Sem dúvida nenhuma hoje eu acho que é o dia que eu fiquei mais nervoso aqui, porque quando a gente vê crianças tendo a honra de subir nesse Plenário e se portarem como adultos, isso nos deixa nervoso né porque a forma como essa menina está se portando aqui realmente me fez esquecer o nosso Presidente aqui, está muito bem representado. Então queria dizer, como nosso Vereador Tiago Ilha bem colocou aqui é talvez o momento mais difícil pelo qual passa a nossa política, mas nós temos que tirar forças e nós temos que nos movimentar, pais, crianças e acreditar no Brasil, acreditar que lá na frente nós possamos sim melhorar esta imagem do político e fazer com que as crianças, fazer com que os jovens tenham vontade de ocupar uma cadeira no Plenário, aqui no município, no Estado, ou lá no Congresso Nacional. Infelizmente nosso Congresso Nacional hoje está contaminado, a grande maioria das pessoas que estão lá realmente não nos representam, mas isso é um problema que tem que ser resolvido lá. Hoje é um dia festivo, é um dia que eu gostaria aqui de chamar então a minha Vereadora Thiana Borges de Paula representando a Escola Municipal João Grendene, sendo que a Diretora é Wanderléia Rapkiewicz, minha amiga inclusive.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigado Vereador Thiago Brunet. Passo a palavra ao Vereador Raul Herpich.

VER. RAUL HERPICH: Senhorita Presidente Marina, cumprimentar o nosso Presidente licenciado dessa noite Fabiano André Piccoli, os demais Vereadores, a Vereadora, saudar também os representantes do educandário de Farroupilha, educação, imprensa, Secretários Municipais, pais, mães e alunos dos colégios aqui representados nesta noite. Eu espero que no futuro essas pessoas, esses alunos que hoje estão aqui para fazer esse trabalho de Vereador Por Um Dia, alguns estejam ocupando no futuro cargos políticos, assim como vice-Prefeito, Prefeito, enfim, alguma posição política que realmente desperte interesse em vocês, porque vocês são o futuro da nossa cidade, do nosso Estado, do nosso País. Então é muito importante esse ato cívico que está sendo feito nesta noite para vocês também sentirem como os diretores, os pais, a verdadeira função da Casa Legislativa de Leis do nosso município de Farroupilha. É com muita alegria que eu chamo a Vereadora Por Um Dia, A Morgana da Silveira que é filha do Senhor Volmir da Silveira e da Janice da Silveira, que está cursando o 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual São Tiago, o maior colégio de Farroupilha em número de alunos, sendo a Diretora Eglai de Souza. Então eu convido a Morgana para fazer parte da Mesa, aqui na minha cadeira esta noite.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador Raul Herpich. Passo a palavra ao Vereador Sandro Trevisan.

VER. SANDRO TREVISAN: Boa noite, gostaria primeiramente de cumprimentar a nossa Presidente Marina, prazer estar aqui contigo Presidenta, cumprimentando então a Presidenta, cumprimento os demais Vereadores da Casa, cumprimento também de forma especial aos colegas professores, diretores que estão aqui presentes, familiares, gostaria de fazer um cumprimento especial a Diretora do colégio Júlio Mangoni, a minha Diretora também, que foi minha Diretora a Neiva Raimundi. Gostaria aqui de parabenizar os pais do Vereador que irá me substituir, o Itacir Pedro Pozza e Salete Maria Moroni Pozza, pais do aluno Igor Pedro Pozza, que será o que irá me substituir, o aluno cursa então o 3º ano do colégio Júlio Mangoni, fica bem fácil falar sobre o Igor porque ele sim já foi mais de um ano meu aluno e eu sei de quem eu estou falando. Sei mesmo de quem eu estou falando, um aluno extremamente comprometido, um aluno extremamente responsável, não foi só um ano que dei aula para ele, repito. Então é um prazer extremamente imenso que tenho nesse momento para chamar aqui e me substituir, o meu grande amigo e aluno Igor Pedro Pozza.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador Sandro Trevisan. Passo a palavra ao Vereador Josué Paese Filho.

VER. JOSUÉ PAESE FILHO: Obrigado Senhor Presidente, Presidente Marina, nem vou comentar o que o Vereador Thiago já comentou. Fabiano tu podes te ausentar que nós vamos tranquilo. Quero aqui em primeiro lugar cumprimentar o Diretor Adair José Levandowski e em seu nome cumprimentar a todos os professores e diretores aqui presentes. Tenho aqui, estive dando uma olhada rapidamente na sugestão de PL do Colégio 1º de Maio, quero aqui parabenizar a minha Vereadora Por Um Dia e toda aquela escola, um PL de grande importância, não só para a escola 1º de Maio, mas para toda a comunidade farroupilhense. A minha Vereadora Por Um Dia Brenda Regina Bregonci, é filha de Darlene Regina de Araújo Bregonci e Cleomar Antônio Bregonci, ela estuda no Colégio 1º de Maio e estuda no 9º ano. Tenho certeza, minha Vereadora, que esse Vereador junto com os Vereadores dessa Casa, nós vamos no Executivo se for necessário, porque eu vi que é um Projeto de uma grandiosidade sem fim. Então eu lhe chamo para assumir essa cadeira e tenho certeza que pela Senhora vou ser bem representado aqui.  Obrigado.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigado Vereador Josué Paese Filho. Passo a palavra ao Vereador Tadeu Salib dos Santos.

VER. TADEU SALID DOS SANTOS: Senhorita Presidente Marina, um boa noite, seja bem-vinda à esta Casa eu queria te dizer Marina, que seu avô hoje e ser pai é gratificante, é gratificante porque nos toma de emoção, nos toma de uma perspectiva de que o futuro a vocês pertence, mas quando eu te vejo aí eu te imagino daqui a uns 15 anos mais ou menos para a frente, seja bem-vinda à essa Casa e o futuro será promissor com a certeza absoluta. Quero saudar os colegas Vereadores, os Vereadores Por Um Dia, diretores, professores e professoras, alunos, familiares e convidados. Eu gostaria de parabenizar, todas as escolas que participam deste Projeto, que é um projeto importante na medida em que se passa para esses alunos a diferença entre o Executivo e o Legislativo, a real importância do papel do Legislativo e também dos Vereadores. Portanto, eu quero parabenizar todas as escolas que se fazem presentes, representadas pelos seus Vereadores na noite de hoje, e em especial cumprimentar os 16 Vereadores e Vereadoras que foram escolhidos nas suas escolas. E nós esperamos de fato, que entre esses 16 Vereadores, no futuro, estejam alguns ocupando estas cadeiras. Com muita honra, quero chamar o meu Vereador Josiel Faustino Alves, aluno do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vivian Maggioni, filho de Alberto de Souza Alves e Sheila Fernanda Borges Faustino. O Josiel que é aluno da Escola de Ensino Fundamental Vivian Maggioni, sob a direção da professora Cladi Maria Zuffo Colussi e eu peço, por favor, Josiel, venha ocupar a sua cadeira e seja bem-vindo.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador Tadeu Salib dos Santos. Passo a palavra ao Vereador Arielson Arsego.

VER. ARIELSON ARSEGO: Senhorita Presidente, nós estávamos vendo aqui e eu imagino Marina, como o seu avô ficaria contente de te ver nesse lugar. Lá na Linha Palmeiro eu não tenho dúvida nenhuma de que ele era um dos que mais discutia a política do Estado e então eu tenho que lembrar o nome dele porque eu me lembro como Secretário de Obras, quanto xingão eu levei dele, mas era tudo para ver a comunidade bem e eu só imagino se ele pudesse te ver sentada nessa cadeira de Presidente, parabéns. Me permita Senhora Presidente para que eu faça a introdução da minha fala referindo-me ao PL que foi apresentado pela Vereadora, pela aluna Vitória Rovat Canelo, na época representando aqui a Escola Municipal Santa Cruz aonde a Diretora Flávia e as Profes Marisa, Luciana, tiveram uma participação, e tenho orgulho de ter apresentado depois na Sessão o PL, encaminhar o Projeto de Sugestão ao Executivo e assim o Prefeito Municipal enviando de volta esse Projeto e virando a Lei 4.342. Então parabéns pela tua passagem aqui Vitória e eu faço essa referência porque, como eu falei me sinto orgulhoso de ter tido a aluna aqui e poder ter sido feito o primeiro PL e a primeira Lei por um Vereador Por Um Dia. Também gostaria de falar sobre a Escola Estadual São Tiago, o São Tiago foi onde eu estudei na época o primeiro e o segundo grau, hoje ensino fundamental e ensino médio. Primeiramente aqui no CESF e depois lá na escola. Dizer que tenho orgulho também e ouvi o Vereador, o aluno que vai ser Vereador Por Um Dia e eu fiquei pensando entre mim “é difícil, mas acho que ele vai falar mais que eu” quero dizer que o assunto que ele vai trazer aqui não é um Projeto dessa vez, mas é um assunto para que a gente possa debater.  E eu gostaria então de convidar então o Vereador Por Um Dia, Bernardo Gobbato da Rocha, filho de Osmar Quadros da Rocha e Luiza Gobbato. Aluno do terceiro ano do ensino médio nesse estabelecimento de ensino Escola do Rio Grande do Sul, colégio São Tiago, onde a Diretora é Eglai de Souza. Gostaria de cumprimentar a todos os Diretores, professores, alunos, os pais, todos os familiares, amigos do Vereador Por Um Dia e convidar então para que ocupe este lugar o Vereador Por Um Dia, Bernardo Gobbato da Rocha.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador Arielson Arsego. Passo a palavra ao Vereador José Mario Bellaver.

VER. JOSÉ MÁRIO BELLAVER: Boa noite Presidente da Marina, quero saudar a todos os colegas Vereadores, a Vereadora Eleonora, a todos os Vereadores Por Um Dia, Diretor de colégios, professores, alunos, demais familiares, com uma saudação carinhosa a todos. Hoje eu convido a Vereadora Por Um Dia Giovanna Regina Benvenutti, estudante do quinto ano de ensino da Escola Municipal Treze de Maio, sendo a Diretora Letícia Vani. Quero parabenizar os professores daquela comunidade, colegas da Giovana, familiares, a comunidade da Linha 47 e um cumprimento especial aos pais Cesar e Marines e ao mano que está aqui também torcendo para a Giovana nessa noite de Vereadora Por Um Dia. Então eu gostaria de convidar a Giovana Regina Benvenutti que ocupe essa cadeira nessa noite.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador José Mario Bellaver. Passo a palavra a Vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Boa noite Presidente Marina Bristot, é um prazer tê-la aqui. Boa noite a todos os Vereadores, meus colegas de bancada e um boa noite especial a todos os Vereadores e Vereadoras deste Projeto Vereador Por Um Dia, muito bem-vindos a esta Casa, não posso deixar de dizer que como única mulher Vereadora desta Casa, da felicidade que eu sinto em ver a grande representação feminina dessa noite, não posso deixar de dizer isso. Quero cumprimentar também em especial todos os Diretores, diretoras, professores, professoras, todos os convidados, familiares, todos que de alguma forma tiveram um contato, trabalharam com esses alunos maravilhosos que estão aqui essa noite. Gostaria de parabenizar a Diretora Cleonice Marilia Lovato Cortelete, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Bertholdo em especial e dizer que também é minha primeira vez aqui nessa noite do Projeto Vereador Por Um Dia. E quero dizer que vendo, lendo então o requerimento da minha afilhada eu pude ver que ela fez considerações muito importantes e ela mostrou um conhecimento, uma preocupação não só com a sua escola, mas com toda comunidade. Então é com muito orgulho, com prazer, que eu quero chamar a aluna do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Bertholdo, a aluna Gabriela Novak, venha ocupar o seu lugar.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereadora Eleonora Broilo. Passo a palavra ao Vereador Jorge Cenci.

VER. JORGE CENCI: Boa noite Presidente desta Casa Legislativa, uma saudação aos colegas Vereadores, uma saudação especial também os colegas e Vereadores Por Um Dia, sejam todos bem vindos, quero aproveitar e saudar aos professores, pais, alunos, colegas de todos os que estão aqui, também fazer um chamamento, hoje a gente vê uma plateia repleta, selecionada e é importante que vocês também se façam presente em outras oportunidades, porque a comunidade precisa de vocês, Farroupilha precisa de vocês, o estado e o país também. Então é um chamamento que eu faço. Aproveito também Senhora Presidente, para convidar e desejar um belo trabalho ao meu substituto então, o Eduardo Barbosa Godinho que faça um bom uso dessa cadeira e tenho certeza que me representará muito bem. Por favor Eduardo.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador Jorge Cenci. Passo a palavra ao Vereador Jonas Tomazini.

VER. JONAS TOMAZINI: Obrigado Senhorita Presidente Marina Callegari Bristot, cumprimento a todos os Vereadores, e a todos os Vereadores Por Um Dia que certamente farão uma bela Sessão nesta noite, quero cumprimentar também a todos os professores, a comunidade escolar, aos pais, Senhoras e Senhores que nos acompanham nessa Sessão. Eu acho que o mais importante inclusive de nós escolhermos bem é nós entendermos o que a gente escolhe, por isso eu entendo que essa noite é muito especial, porque ela vai nos permitir difundir o que vai acontecer aqui com outras pessoas pra que a gente possa compreender o processo e tudo o que a gente entende melhor, a gente faz melhores escolhas, então por isso que os professores, a comunidade escolar, quando participa desse Projeto Vereador Por Um Dia, engrandece a discussão do nosso município e possibilita quem sabe, para que os alunos que hoje estarão por uma Sessão aqui possam estar por diversos anos representando uma parcela da sociedade que é o que o Vereador faz, representa uma parcela da sociedade aqui nessa Casa Legislativa. A minha Vereadora então, afilhada, é a Jessica Paulo Arozzi, estudante do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Zelinda Rodolfo Pessin, que tem como diretora Jaqueline Gonçalves e eu quero dizer que nós conversávamos um pouquinho antes da Sessão e a gente percebe que já há um projeto em andamento na escola e que essa noite sirva para inclusive nós difundirmos o trabalho que está sendo feito na escola, quem sabe para outras escolas do nosso município e pode desde já Jéssica contar com o nosso comprometimento. Convido então a Vereadora Por Um Dia Jessica Paulo Arozzi para que venha ocupar o lugar nesta Casa.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador Jonas Tomazini. Após tomarem seus respectivos assentos, vamos passar a palavra aos Vereadores Por Um Dia para as suas considerações. Reforçamos o pedido aos Vereadores e Vereadora para aterem-se ao tempo estabelecido de 5 minutos. Devido ao compromisso da Vereadora Por Um Dia Brenda Regina Bregonci, iniciaremos a nossa Sessão Solene por essa Vereadora, assim passo a palavra a Vereadora Brenda Bregonci do nono ano da Escola 1º de Maio.

VER. POR UM DIA BRENDA BERGONCI: Bom, primeiramente eu gostaria de desejar um boa noite a todos Senhores Vereadores e Vereadoras, todos os professores e estudantes aqui presentes, mas principalmente aos professores e direção da Escola Municipal Primeiro de Maio. Bom, estarei apresentando um PL chamado “Te quero viva minha biblioteca” que é muito importante para toda escola e toda comunidade do bairro Primeiro de Maio que hoje é o maior de nossa cidade. A biblioteca escolar é entendida como uma organização que está integrada a uma instituição chamada escola, além de ser um órgão de apoio mais importante a nível pedagógico da instituição, a biblioteca tem que propor a sua clientela através da novidade, do fora do comum, algo além da suas necessidades, que tem que dar ao aluno condições para desenvolver o seu espírito de participação no cotidiano da biblioteca e permitir a sua adesão ao universo literário e da pesquisa de forma natural, motivar uma frequência espontânea e sábia no uso do potencial e dos espaços da biblioteca e é antes de tudo, por uma característica particular, uma oportunidade de educar o aluno do ensino fundamental, para utilizar a biblioteca de ensino médio e posteriormente a biblioteca universitária. Assim, prepará-lo para desfrutar de todo o complexo informacional existente. A oportunidade de absorver e gerar informações de forma interativa faz do aluno um agente e faz da biblioteca uma referência dinâmica, ativa que desperta curiosidade, que estimula, seduz, e alimenta esse agente transformador. A biblioteca passa então a ocupar um espaço mais significativo no contexto educacional, se fortalecendo inclusive politicamente, o que lhe dá condições de alçar novos voos. O presente Projeto pretende, portanto, revigorar e revitalizar as ações desenvolvidas junto ao público em geral e o público escolar, através de elaborações de execução de atividades educativas e culturais que propiciem incentivo às práticas de literatura que passam anualmente pela escola. Também 45 professores que necessitam do apoio pedagógico, e pode-se ainda favorecer ao acesso a comunidade, pois o bairro em que a escola está inserida localiza-se distante da Biblioteca Pública Municipal, e nesse sentido é notório que com a aproximação de pais e comunidade em geral seja contemplado o plano político pedagógico da escola, por outro lado há uma tendência natural que ambientes como a biblioteca vem perdendo espaço para inovadoras opções oferecidas pela tecnologia, oferecendo oportunidades de empoderamento digital e acesso ao universo da informação, cultura e conhecimento, nesse sentido o Projeto almeja digitalizar o acervo já existente e adquirir novos livros. Com isso se faz a necessidade do computador, um programa adequado e equipamentos de mídia. Porém, nada é mais importante para o bom funcionamento da biblioteca, que haja um profissional em tempo integral, com discernimento e prazer para dedicar-se e coordenar os trabalhos, não dispomos de pessoal para essa atividade, sendo que a biblioteca fica fechada na maior parte do tempo. Considera-se que a interação entre o corpo docente e o funcionário de uma biblioteca forma parceria significativamente forte na formação de um aluno leitor, no Projeto o bibliotecário atua como agente de transformação, desenvolvendo projetos que aumentam a participação da comunidade, especialmente dos alunos, por meio da oferta de serviços espaço de aprendizagem e troca de ideias, como a Feira do Livro, Saraus, teatro, hora do conto, visita do escritor, etc. Todas as atividades propostas tem um intuito de promover a revitalização da biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de maio, para melhor atender os alunos e assim atraí-los com maior frequência para este ambiente tão propício a prática da leitura, pois “o declínio da literatura indica o declínio de uma nação” Johann Goethe). E esse Projeto que a gente fez, gostaria de agradecer todas as professoras que incentivam muito os alunos da escola, que ajudaram muito nesse projeto, gostaria de agradecer todos os Vereadores aqui presentes e Vereadora, todas as autoridades, toda essa plateia, todos os estudantes e a Câmara de Vereadores por dar essa oportunidade para todos os estudantes. Quero deixar a sugestão do Projeto nesta Casa ao Vereador Josué Paese Filho e para junto com a escola encaminhar ao Executivo Municipal. Muito obrigada.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada a Vereadora Brenda Regina Bregonci. Como a Senhora disse que terá que sair, a outorga de seu diploma será entregue a Diretora de sua escola. Passo a palavra a Vereadora Natasha de Souza.

VER. POR UM DIA NATASHA DE SOUZA: Boa noite a todos e a todas. O PL Estudante Destaque Farroupilha, altera a Lei 3.090 de 2005 que cria o certificado Estudante Destaque de Farroupilha. Acredito na importância da premiação criada pela Câmara de Vereadores se Farroupilha no ano de 2005, estudantes que são valorizados pelo seu empenho, dedicação e crescimento intelectual devem mesmo ser premiados e ganhar reconhecimento pelos seus esforços, porém nesse PL sugiro algumas alterações por acreditar que assim a premiação se tornará mais inclusiva. Com os critérios estabelecidos pela Lei 3090 vários estudantes de ótimo desempenho ficam sem poder recebê-lo. Primeiro acredito que a frequência exigida no parágrafo primeiro do art. Segundo, 95% pode ser revista, isso porque em alguns momentos temos que nos ausentar das aulas por outros problemas não relacionados à nossa saúde. Existem casos de estudantes que em algum momento crítico precisam ficar em casa para cuidar de um parente próximo, mais velho, ou mais novo, para esses casos não existe um atestado médico, outros exemplos poderiam ser utilizados como argumento, mas para não me alongar sugiro que a frequência exigida seja de 90%. Ainda no art. Segundo, parágrafo quarto é exigido um aproveitamento de no mínimo 90% em todas as disciplinas, nós da rede estadual de ensino não somos mais avaliados por disciplina, nossa avaliação é por área de conhecimento, sendo assim, ficaríamos fora da possibilidade de ganharmos o certificado. Além disso, no mesmo parágrafo do artigo segundo, é exigido aproveitamento de 100% em uma disciplina, novamente ficamos em desvantagem por estarmos sendo avaliados por área de conhecimento, sendo praticamente impossível chegar ao aproveitamento de 100% em uma área que engloba diferentes disciplinas. Outra questão que acho importante destacar é a impossibilidade de estudantes de inclusão que apresentem problemas neurológicos, que impedem o aprofundamento dos estudos em algumas áreas, principalmente matemática, química e física receberem o certificado de Estudante Destaque. Acredito que a Lei não inclui esses estudantes pois dificilmente eles conseguirão o percentual de frequência e o aproveitamento exigido, nem por isso deixam de ser Estudante Destaque. Dependendo dos problemas neurológicos do qual é portador, o estudante pode apresentar um grande crescimento, mas isso nem sempre aparece na forma de notas, coloco esse tema para discussão com os colegas e as colegas Vereadores para chegarmos a uma conclusão. O objetivo é a possibilidade de incluir esses estudantes na premiação para que a avaliação seja entendida de uma forma ampla e não só por meio de notas e números. Sugiro que seja criado um grupo dentro da Comissão de Educação com a participação do Conselho Municipal de Educação e de representantes da Secretaria Municipal de Educação para que essa legislação seja revista. Obrigada.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereadora Natasha de Souza.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Por favor abra o microfone da Vereadora Brenda do Vereador Josué.

VER. POR UM DIA BRENDA BERGONCI: Presidente, uma questão de Ordem. Por um compromisso já agendado e peço para me retirar da Sessão Solene.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Permissão autorizada. Passo a palavra a Vereadora Júlia Kurmann.

VER. POR UM DIA JULIA KURMANN: Boa noite a todos. Minhas saudações a todas as autoridades, Diretores, professores e familiares aqui presentes. Programa Estudantil Vereador Por Um Dia. Estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Dutra, tendo como Diretora Leda Zanella Pancotto e Vice-diretora Ana Cláudia Bartelle. Sou Júlia Kurmann e curso o 8º ano Ensino Fundamental. Programa adote uma escola, proposta de parceria público-privada para autorização de investimentos na conservação e manutenção de escolas da rede municipal com adesão espontânea. Empresas e sociedade civil unidas nas mudanças do contexto escolar. “Mais infraestrutura, melhores resultados”. Justificativa: A estrutura física de uma escola tem grande influência no aprendizado. A falta de um ambiente físico adequado prejudica a aprendizagem dos estudantes. Esta é a conclusão do estudo Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-americana de 2011. Objetivo Geral: Promover condições “legais” para permitir que empresas de iniciativa privada e sociedade civil realizem parcerias e se tornem protagonistas de iniciativas, ferramentas e processos que possibilitem melhorias no ambiente escolar através de investimentos nas escolas da rede pública municipal, garantindo assim a manutenção e ampliação de seus espaços educativos (pinturas, melhorias dos equipamentos de informática, pintura, jardinagem, melhorias nas ruas entorno da escola, entre outros). O retorno para as empresas seria o marketing social, ou seja, no entorno da escola será implementada uma placa alusiva ao apadrinhamento. Muito obrigada a todos.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereadora Julia Kurmann. Passo a palavra a Vereadora Sarah da Silva.

VER. POR UM DIA SARAH DA SILVA: Boa noite Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, na oportunidade em que cumprimento ou Excelentíssimo Senhor Alberto Maioli que neste ato o representa pelo Projeto Vereador Por Um Dia, também faço para os demais representantes do Poder Legislativo. Prezados pais Claudiomiro da Silva e Maria rogai Robaina Martins, Prezada Senhora Luciana Zatti Roth, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Fanton. Prezados Senhores e Senhoras aqui presente, meu nome é Sarah Martins da Silva tenho 15 anos, sou aluna do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Fanton. A escola que eu represento está localizada no Bairro Santo Antônio, tem aproximadamente 300 alunos oriundos dos bairros Santo Antônio, Volta Grande, América, Primeiro de Maio, Linha São Miguel, Linha São José, matriculados do Pré ao 9º ano. Este ano nossa escola completou 55 anos de fundação e por ela já passaram vários cidadãos farroupilhenses. Hoje pais que matriculam também seus filhos nesse Educandário, por acreditarem na filosofia e na proposta da escola. Os alunos da nossa escola têm orgulho de estudar nela pois consideram que além de uma preocupação com o ensino-aprendizagem a escola também se compromete com a formação de cidadãos responsáveis e atuantes, futuros agentes da sociedade conscientes dos princípios e valores éticos. Nesse sentido estou representando minha escola pelo projeto “Vereador Por Um Dia” e venho através deste espaço reiterar a solicitação que fizemos no ano passado, uma parada de ônibus maior para abrigar melhor os alunos nos dias de chuva e também para a nossa segurança visto que muitos que frequentam esta Escola são moradores de diferentes bairros e utilizam transporte escolar. Caso o meu pedido seja atendido será um ganho também para toda a comunidade visto que a parada de ônibus já existente é também utilizada por muitos moradores das proximidades da nossa escola, inclusive idosos. Desde já agradeço a oportunidade de poder fazer valer a vontade e o interesse coletivo dos meus colegas e peço especial atenção ao nosso pedido.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereadora Sarah da Silva. Passo a palavra ao Vereador Mozart Cotrim.

VER. MOZART COTRIM: Boa noite, Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores. Primeiramente agradeço a escola e ao Poder Legislativo por me dar esta oportunidade. Gostaria de apresentar o meu Projeto como Vereador Por Um Dia representando o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, trata-se da instalação de uma via de caminhada e ciclismo no trecho da linha de trem, compreendida entre a estação de trem que atualmente está sendo reformada e a esquina entre as Ruas Rômulo Noro e Papa João XXIII. O objetivo é oferecer à população uma local de lazer e atividade física algo que a cidade carece, pois, os já existentes são muito pequenos e afastados da área central da cidade essa via será construída em uma área já cedida pela União para projetos públicos e de fácil acesso para a população do centro e periferia. Tem como fator positivo o trajeto arborizado, gramado e com iluminação pública, necessitando apenas a construção da via propriamente dita e de bancos e bebedouros para descanso e confraternização. A via também poderá ser ampliada futuramente tanto para leste quanto para o oeste. Gostaria que fosse colocada em votação a sugestão de Projeto de Lei para saber se meus colegas Vereadores e Vereadoras consideram o projeto viável ou necessário para a cidade muito obrigado a todos.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador Mozart Cotrim. Passo a palavra a Vereadora Thiana de Paula.

VER. POR UM DIA THIANA DE PAULA: Boa noite a todos, Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha. Requeri na forma regimental depois de ouvido o plenário e aprovado que seja enviado Ofício e cópia deste requerimento ao excelentíssimo Prefeito Municipal de Farroupilha senhor Claiton Gonçalves. No sentido de prever no orçamento para o ano de 2018 e autorizar o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura e Trânsito, Senhor Fernando Silvestrin a construir uma praça infantil e para convivência ao lado da quadra de esportes da nossa instituição. Localizada na Rua Delmo Kerber, 248, Bairro Primeiro de Maio. Como é de conhecimento de todos o bairro Primeiro de Maio é considerado o maior bairro do nosso município e como todas as comunidades necessita de área de lazer que proporcione o bem-estar físico e mental da sua população, assim em levantamento feito junto à comunidade escolar, considero que um local ideal para construção da referida Praça seria ao lado da quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Grendene. Pois ali existe um espaço Ocioso e com uma excelente via de acesso e toda a população sem contar com a ótima aparência visual que proporciona tanto a escola quanto a toda a população local. Tenho certeza que a construção acima mencionada terá como principal objetivo reunir amigos, familiares e pessoas que usufrui da localidade para conversar descontrair e fazer atividades físicas por esses motivos as comunidades do Bairro Primeiro de Maio e da Escola João Grendene necessitam dessa inquestionável área de convívio e lazer o mais rápido possível.  Muito obrigado.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereadora Thiana de Paula. Passo a palavra a Vereadora Morgana da Silveira.

VER. POR UM DIA MORGANA DA SILVEIRA: Boa noite a todos Senhores Vereadores, colegas, professores, diretores, familiares e demais presentes. Me chamo Morgana da Silveira, estudante do 3º ano na turma 313, represento o Colégio Estadual São Tiago. E na oportunidade de cumprimentá-los apresento a vocês minha sugestão de Projeto de Lei. O dia de hoje é muito importante, pois representa a potencialidade que cada um de nós tem para agir na sociedade e assim poder transformá-la, somos um grupo de jovens que entendem nosso papel na comunidade por isso estamos aqui. Entendemos nossa responsabilidade sobre o ambiente no qual vivemos e o que sonhamos em ter, uma das formas para transformar nossa visão no mundo e de responsabilidade é a leitura. Assim o Projeto que ora se apresenta para vossa análise e consideração visa essencialmente incentivar a leitura em nosso município, com especial atenção à população mais carente de Farroupilha. Atualmente o município de Farroupilha possui uma semana da leitura, no mês de maio. Minha proposta é que nesta semana seja realizada uma feira de troca literária na qual aqueles que possuem livros em casa de qualquer gênero poderiam levá-los até a feira e trocá-los por outros também usados. Além de ser um espaço de troca e aquisição de livros seriam espaço para compartilhar experiências literárias, na qual os participantes terão a oportunidade de conversar e apresentar as obras que estariam levando para a feira e desta forma incentivar a leitura das mesmas. Esta feira poderia ser aberta para as escolas que poderiam promover atividades tanto literárias quanto culturais desta forma o nosso município poderia oferecer às pessoas mais carentes a chance de terem acesso a um número maior de obras, visto que estas seriam frutos de doações pessoais. Sabe-se que no Brasil, os livros possuem um alto preço de mercadoria, o que dificulta o acesso para as massas. Além disso o compartilhamento de experiências entre quem leu e quem lera, poderá contribuir para a formação de uma consciência de valorização do ato de ler. Pois, no meu ponto de vista, não só a leitura foi se perdida, o hábito de ler, mas sim essência, a valorização do ato da leitura. E meu PL se diferencia de outros já existentes na cidade de Farroupilha, que se refere à troca de livros, pois, esses projetos eles demonstram a valorização da leitura, e o meu além de demonstras a valorização da leitura, seria a valorização do ato de ler. Pois, quem já quem leu os livros, poderá conversar com aqueles que lerão futuramente e explicar como foi importante aquela leitura em sua via, em sua comunidade enfim. Portanto o ressalto a importância que projetos de incentivo à leitura possui na nossa sociedade se visamos construí-la de forma mais justa e crítica bem como a importância de valorizar o ato da doação que cria um laço de confiança entre quem Doa o livro que Aprecia e quem se interessa por ele e o recebe. O primeiro passo pode se dar através da aprovação desta suja estão de Projeto de Lei que sem dúvida será um importante marco para mudança de atitude e decisão quanto ao futuro da sociedade. Assim conto com o apoio indispensável dos nobres pares para o consentimento e transformação da sugestão em projeto de lei. Obrigada.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereadora Morgana da Silveira. Passo a palavra ao Vereador Igor Pozza

VER. POR UM DIA IGOR POZZA: Excelentíssimos aqui presentes, primeiramente quero cumprimentar a Senhora presidenta na Câmara de Vereadores estendo os meus comprimentos aos demais Vereadores que fazem parte desta Casa. Quero cumprimentar a imprensa e a todos aqui presentes, Senhoras e Senhores. Devo lhes, dizer que me sinto honrado por participar de tão importante Sessão nesta grande noite, além de ser grato pela oportunidade que minha escola me proporcionou de estar aqui expondo meu ideal. E por meu padrinho Vereador Sandro Trevisan, que me guiou por esse caminho, e não posso deixar de agradecer a minha família que sempre me apoiou em minhas decisões e dizer que tenho uma eterna gratidão. Perante grave situação ambiental presente atualmente em todos os polos do Globo, venho por meio de um apelo aconselhar a mudança em nossos cotidianos em função de uma pequena, mas, eficiente medida de redução de resíduos que a que apresenta. O lugar onde vivemos recebe o privilégio que poucos países possuem de receber uma sacola plástica ao realizarmos uma compra somos agulha no palheiro lojas e mercados em geral do mundo cobra uma taxa por essas sacolas. Além de nossos mercados usarem as suas embalagens plásticas de maneira indevida colocando as vezes um produto por sacolinha se encaixando perfeitamente na ideia apresentada. Esse projeto visa o bem-estar da sociedade em geral, e de seus meios onde vivem por exemplo atualmente já existem empresas no sul do país que estão com projeto de retorno de garrafas de vidro e com certa quantidade de vidro você troca por produtos da marca. Para a implantação deste projeto as pessoas devem ser incentivadas para a utilização de suas próprias embalagens de transportes em suas residências, para isso acontecer o estabelecimento comercial deve implantar um valor a cada sacola distribuída para a população. Assim cada pessoa vê aquele pequeno valor acaba doendo no bolso mesmo sendo uma pequena quantia então se o cliente acabar optando pela sua própria embalagem o estabelecimento não o cobraria a embalagem como exemplo temos países americanos e europeus, que lhe perguntam se você quer a sacolinha, na hora compra. Se sim, a sacolinha custa um valor estipulado, que se apresenta a parte do produto adquirido, ninguém sai como prejudicado, ao contrário o comércio não necessita mais da compra de embalagens plásticas, a cidade fica mais limpa e o consumidor não tem prejuízos. Dedique um minuto da sua vida para vivermos num lugar mais humanitário e melhor. Muito obrigado a Presidenta pela oportunidade, muito obrigado ao Presidente.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada ao Vereador Igor Possa. Passo a palavra ao Vereador Dheimis Hennicka

VER. POR UM DIA DHEIMIS HENNICKA: Saúdo a Câmara de Vereadores de Farroupilha e a todos aqui presentes, em especial Ilustríssimo Senhor Fabiano Piccoli Presidente desta Casa e cumprimentando ou estendo comprimentos aos demais Vereadores autoridades, professores, diretores e cidadão farroupilhenses presentes nesta Sessão, boa noite. Meu nome é deles representam a Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Rui Lorenzi Sou aluno do 9º ano. Irei apresentar o Projeto de Lei chamado “Semana do Esporte”. Esse Projeto tem por finalidade criar uma semana do esporte voltada à participação de crianças da nossa cidade em idade escolar. Colocação dos motivos, nos dias atuais as crianças, adolescentes e adultos estão ficando cada vez mais tempo em aparelhos eletrônicos e não praticando atividades físicas e a participação dos alunos em esportes incentivaria uma saída do sedentarismo que muitos se encontram. A realização do esporte também propõe a integração entre as crianças da nossa cidade, pois, com um mundo tomado de tanta violência os pais não deixam seus filhos saírem de casa e brincarem na rua como antigamente. E assim vive dentro de suas casas sem o convívio social, todas as crianças que gostam de esporte independente de suas habilidades teriam a oportunidade de participar desta semana e mesmo as menores também poderão se envolver em alguma atividade durante esta semana. O esporte ainda tem como característica a socialização e através deles podemos ensinar as crianças a importância da participação e não somente da competitividade. As crianças que praticam algum tipo de esporte, se tornam individualmente mais felizes consigo mesmo e com outras pessoas que as rodeiam, o esporte traz benefícios não somente para o corpo, mas também para a mente. Eles ajudam no desenvolvimento motor e nas habilidades pedagógicas e cognitivas, além de estimular a socialização e a integração das crianças entre si. Muito obrigado e esse é o meu PL.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador Dheimis Hennicka. Passo a palavra a Vereador Josiel Alves.

VER. POR UM DIA JOSIEL ALVES: Primeiramente quero saudar a todos os presentes nesta Sessão principalmente o Presidente da Câmara Fabiano André Piccoli, inserindo os Vereadores, professores, colegas, em especial o Vereador em que represento, Senhor Tadeu Salib dos Santos Meu nome é Josiel Faustino Alves, tenho 16 anos e eu estudo no 8º ano da Escola Vivian Maggioni é com imenso orgulho que eu represento hoje a minha escola. A escola Vivian Maggioni está inserida no Bairro São José, e foi fundada em 1970, e desde então, se dedica a oferecer uma educação de qualidade social. A atual gestão é composta pela Diretora Senhora Cladir Maria Colussi e vice-diretora da manhã a Senhora Simone Cristina Moroni e vice-diretora da tarde a Senhora Neusa Molon Mansan. Atualmente seu funcionamento é nos turnos da manhã e tarde atendendo alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Então o que eu faria se eu fosse um Vereador Por Um Dia? Se eu fosse Vereador Por Um Dia, primeira coisa que eu faria seria me conscientizar do meu compromisso com a população que me elegeu. Arrumaria os postos de saúde como? Arrumando as rachaduras que tem que quase ninguém vê, colocando Mais Médicos para ajudar, ajudando os necessitados, médicos no hospital colocando Mais Médicos, esses dias fui quase morrendo e nenhum médico. Arrumaria as ruas que estão esburacadas tem que andar a 20 km por hora se não tu não chegas no teu destino ou chega com uma roda quebrada se não chegar sem o carro. Daria atenção especial aos professores analisando fiscalizando as contas públicas, arrumaria as escolas, em especial a escola do meu bairro, a escola Vivian Maggioni, que necessita de calçamento, cercamento, revitalização de quadra de vôlei e quadra de areia. Para praticar esportes, para nós adolescentes. De que forma se faria isso? Através de parcerias com o Governo estadual e municipal. Mas como não sou Vereador, fica aqui a minha solicitação em nome da minha escola e dos alunos que eu represento. Queria pedir a vocês Vereadores, que olhassem a nossa cidade com carinho, porque ela é uma cidade maravilhosa, com população diversificada da economia e podemos melhorar cada vez mais. Solicitamos que vocês vejam as nossas dificuldades e que nos ajudem para que possam crescer saudáveis e confiantes numa cidade que tanto acolheu e que é querida por todos que nela vivem. Obrigado pela atenção de todos.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador Josiel Alves. Passo a palavra ao Vereador Bernardo Gobbato da Rocha.

VER. POR UM DIA BERNARDO GOBBATO DA ROCHA: Boa noite a todos e a todas, gostaria de cumprimentar os Senhores Vereadores, os colegas Vereadores Por Um Dia, a Sra. Presidente da Câmara, os familiares, professores, e diretores aqui presentes. Me chamo Bernardo Gobatto da Rocha, sou aluno do Colégio estadual São Thiago da turma 313, cursando o 3º ano do ensino médio. Meu objetivo aqui nessa Sessão não é apresentar uma sugestão de PL, mas sim realizar uma reflexão e ao mesmo tempo deixar registrado uma fala de protesto a respeito da educação pública estadual. De acordo com os parâmetros curriculares nacionais PCNs um dos fundamentos do projeto na nação que estamos construindo a formação escolar é o alicerce indispensável e a condição primeira para o exercício pleno da Cidadania e o acesso aos direitos sociais econômicos civis e políticos. A educação deve proporcionar o desenvolvimento humano na sua Plenitude em condições de liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças. Tendo isso em vista gostaria de utilizar esta oportunidade para explanar a situação da educação pública estadual. Como dito acima sou aluno do último ano do ensino médio e como a maioria de meus colegas e de outros estudantes do Estado do Rio Grande do Sul, ao final deste ano prestarei vestibular com o objetivo de ingressar no ensino superior e ter minha formação profissional. O Estado do Rio Grande do Sul tem passado por uma série de problemas de ordem financeira que infelizmente afeta um dos setores mais importantes do poder público à educação. Educadores e funcionários estão com seus salários parcelados a mais de 20 meses comprometendo sua dignidade e sua estabilidade financeira, o que provocou uma grave resposta justa as atitudes do governo. O governo tem promovido constantes cortes de verbas e incentivando o fechamento de turmas, sobrecarregando algumas escolas para fechar turmas em outras. Além disso, embora minha escola não sofra com esse tipo de problemas temos pelo Estado várias escolas com estruturas precárias e insuficientes para atender à crescente demanda de alunos que sofrem com prédios antigos com a falta ou demora na realização de obras de reforma. Em muitos casos a construção de novos centros de ensino se faria necessária, contudo, o poder público optar por construções precárias e que não atendem a necessidade básica do crescente número de alunos. Estes são apenas alguns problemas que ressaltam a minha fala. Peço desculpas por usar este espaço de âmbito Municipal, para expor problemas que são de âmbito Estadual mas entendo que os senhores vereadores como representantes eleitos por nós cidadãos não podem ficar alheios a situação na qual a educação do nosso Estado Rio Grande do Sul se encontra. É preciso reconhecer e apoiar a luta por uma educação estadual pública de qualidade pois este é um direito assegurado pela Constituição Federal, e garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O que venho pedir aqui, é o reconhecimento do poder público e da sociedade em geral para a importância da educação como pilar formador da sociedade, assim se queremos uma sociedade mais justa, igualitária e desenvolvida a educação não pode jamais ser tratada como gasto, prejuízo ou supérfluo. O poder público não pode condenar professores, funcionários e estudantes a arcar com os prejuízos de problemas de ordem Financeira ou administrativa. Por fim e para concluir quero deixar registrado meu apoio a todos os educadores do Rio Grande do Sul, que mesmo com o descaso do governo trabalham para proporcionar as condições necessárias para que eu e os milhares de estudantes do Rio Grande do Sul alcance nossos objetivos. E sejam capazes de construir uma atitude mais cidadã frente a nossa sociedade. Meu muito obrigado.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador Bernardo Gobbato da Rocha. Passo a palavra a Vereadora Giovana Regina Benvenutti.

VER. POR UM DIA GIOVANA REGINA BENVENUTTI: Cumprimento o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Senhor Fabiano André Piccoli, cumprimento e saúdo a todos os Vereadores, autoridades e comunidade farroupilhense aqui presentes. Sou Giovana Regina Benvenutti, tenho 11 anos e estou cursando o 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental 13 de Maio. Localizado na comunidade Nossa Senhora da Saúde, Linha 47, 2º Distrito de Farroupilha. Nossa escola atende a educação infantil pré-escola níveis 1 e 2 e os anos iniciais do ensino fundamental em turmas multi seriadas. Desenvolvemos projetos contemplando educação financeira e sustentabilidade, meio ambiente e diversidade cultural. Através de um ambiente de ensino lúdico e desafiador privilegiando a inter-relação e a integração educando-educador-conhecimento, em condições favoráveis à aprendizagem. Temos a oportunidade de sermos cidadãos participativos e agentes de mudanças socioculturais, assim sendo estamos comprometidos com os anseios e necessidades de nossa comunidade. Exercendo a cidadania, aproveitando este momento político e pesquisando junto aos moradores da comunidade, os anseios as prioridades atuais. Nossa comunidade destaca-se pela expressiva produção de frutas que abastecem mercados da região sul, sudeste e nordeste do país, para o melhor escoamento da produção solicitamos a conclusão da pavimentação asfáltica, que foi iniciada em nossa comunidade e já traz melhorias no nestes aspectos. Outros itens elencados, melhoria das estradas do interior com patrolamento mais frequente. Ampliação do serviço de recolhimento de lixo seco na comunidade para a cada 15 dias, pois, hoje ele ocorre mensalmente e não atinge todos os moradores. Propor alternativas mais eficazes ao combate do mosquito borrachudo. Manutenção e ampliação da rede de iluminação pública. Subsídios de serviços de máquinas pesadas como o trator de esteira e escavadeira hidráulica para fins agrícolas. Ampliar as ações relativas à saúde pública no interior, implantando um posto de saúde no 2º distrito, tornando mais ágil os atendimentos e promovendo a melhora na qualidade de vida de seus moradores. Construção de espaço recreativo para crianças, junto a parte central da comunidade. Melhorias nos serviços de telefonia e internet. Em nossa escola temos a necessidade de melhorias no pátio de recreação, visto que no espaço que dispomos para a prática de educação física não há nenhum outro tipo de calçamento, havendo apenas terra o que prova o acúmulo de muito pó e em dias de chuva barro impedindo a utilização. Também deve-se ressaltar a importância da manutenção e da aplicação de reformas no prédio escolar, melhorando assim as instalações através de pintura e reparos necessários para o bom atendimento dos nossos educandos. Considera-se a importância da escola para a comunidade, representando sua cultura e historicamente ao longo dos seus mais de 90 anos de fundação. Fundação, essa que ocorre no dia a dia por meio da comunidade escolar engajada e ativa na educação das crianças da nossa comunidade. Para tanto, torna-se necessário enfatizar a relevância da sua manutenção saliento novamente nossa escola é o coração da comunidade. Nela estudamos e projetamos nossos sonhos construímos conhecimento, aprendemos a conviver e a respeitar as diferenças e a valorização da profissão de nossos pais, que em parceria com a escola fazem com que nos tornemos cidadãos de caráter participativos na sociedade. Em nome de meus colegas e de minha comunidade, solicito um olhar especial para cada uma das necessidades apresentadas, em especial para a manutenção da nossa escola, pois, é especialmente devido a ela que hoje é que estou como Vereadora Por Um Dia. Encerrando minha participação, agradeço a oportunidade que a Câmara de Vereadores de Farroupilha, oportunizou a nós crianças e jovens de vivenciarmos a participação de uma Sessão através deste Projeto bem como o meu padrinho Senhor Vereador José Mário Vila Verde que também é um representante do 2º distrito nesta Casa. É com grande satisfação que venha vai passar aos meus colegas a experiência que aqui vivem sem a qual contribuiu significativamente para o meu aprendizado e crescimento como cidadã. Muito obrigado.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereadora Giovana Regina Benvenutti. Passo a palavra a Vereadora Gabriele Novak.

VER. POR UM DIA GABRIELE NOVAK: Boa noite Senhora Presidente, Senhores Vereadores, Senhoras Vereadoras, autoridades aqui presentes, Senhores e Senhoras e de maneira especial a minha família e a direção de minha Escola Oscar Bertholdo. Quero encaminhar um Requerimento que vou ler em seguida nesta Casa e especialmente a Vereadora Eleonora. Eu sou Gabriela Novak vereadora por um dia representantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Bertholdo. Sabemos que os governos em seus diferentes níveis, Municipal, Estadual e Federal vem divulgando uma situação de dificuldade financeira no nosso município isso não é diferente. Embora não existam problemas referentes ao pagamento de salários dos funcionários públicos e nem outros cortes mais drásticos, como vem ocorrendo em relação ao governo estadual e Federal, nosso município possui grande parte de sua arrecadação comprometida com a folha de pagamento dos funcionários municipais. Essa preocupação já foi manifestada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Farroupilha, quando foi para votação projeto recente no Poder Executivo que criava novos cargos. Não tenho oposição contra a criação de novos cargos, venho sim, questionaram o número de cargos de confiança, os conhecidos CCs, que atuam na gestão Municipal. Acredito que com a diminuição de número desses funcionários parte dos recursos da Prefeitura seriam preservado, com isso esse dinheiro poderá ser investido na melhoria de alguns serviços prestados pelo Município a população. Na educação, por exemplo, poderia ser melhorada a infraestrutura de algumas escolas como a minha, na Escola Oscar Bertholdo, temos problema em relação a algumas salas de aula, que funcionam em locais não adequado como, por exemplo, a sala da turma 602, que fica junto ao refeitório e apresenta alguns problemas com o barulho provocado nos arredores da sala e a descarga do banheiro que passa pelo teto. Além disso a sala parece muito apertada pela quantidade de aluno que ali estudam. Esse é um exemplo, existem outras salas bem apertadas principalmente no terno da escola. Além da educação sabemos da necessidade de outros investimentos na saúde. Pois, todos compreendemos as dificuldades que Hospital São Carlos vem enfrentando. Meu muito obrigado.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada a Vereadora Gabriela Novak. Passo a palavra ao Vereador Eduardo Barbosa Godinho.

VER. POR UM DIA EDUARDO BARBOSA GODINHO: Boa noite, a todos. Antes de me apresentar, gostaria que assistissem a um vídeo da minha escola Santa Cruz.

 

(EXIBIÇÃO DE VIDEO)

 

VER. POR UM DIA EDUARDO BARBOSA GODINHO: Saúdo o Presidente da Câmara, os colegas Vereadores Por Um Dia, os Senhores Vereadores, as equipes diretivas, a direção e professores da Escola Santa Cruz, as autoridades e demais presentes, e em especial o Vereador Jorge Cenci, a quem estou representando nesta Sessão. Meu nome é Eduardo Barbosa Godinho, sou filho de Rodrigo Balestrin Godinho e de Marluci Seitenfus Barbosa, tenho 11 anos e estudo no sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz. Eu como Vereador representante desta escola, sinto-me agraciado de participar do Projeto Vereador Por um Dia.  Agradeço a minha escola por ter me dado a oportunidade de representá-la, minha proposta como Vereador Por um Dia é de requerer ao Poder Público através da Câmara de Vereadores a pavimentação com drenagem da Rua Roque Victor Barbieri em Nova Milano. O nome desta rua homenageia um farroupilhense por ter sido membro marcante da comunidade de Nova Milano e sobretudo deste município. Entre tantas atividades queremos lembrar que Roque foi professor de técnicas agrícolas durante seis anos na escola municipal Santa Cruz. A citada via pública passa em frente à escola Santa Cruz e percebe-se que em período chuvoso de forma em quase toda sua extensão poças de água, há barro, dificultando a vida dos pedestres e os condutores de veículos, nos desvios dos buracos e no período de estiagem há muita poeira podendo levar a epidemia alérgica acometendo principalmente as crianças que frequentam a escola. A pavimentação dessa rua é importante para comunidade de Nova Milano, gerando qualidade de vida e oportunidade melhor trafegabilidade de veículos e pedestres. Sabe-se que será tirada a pavimentação da Rua Caetano Feltrin e o aproveitando desse material pode contribuir para a preservação ambiental e para a redução dos custos. Espera-se que esse material possa ser destinado a pavimentação em frente à escola, por ser esta uma área pública. Trata-se de um anseio comunitário e um sonho das famílias, em serem agraciados com a pavimentação uma vez que amenizam os transtornos causados pela ação do tempo cantando período chuvoso quanto no período de seca. Diante do exposto peço atenção e o apoio dos nobres Vereadores para aprovação deste requerimento. Muito obrigado.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereador Eduardo Barbosa Godinho. Passo a palavra a Vereadora Jéssica Paula Arozzi.

VER. JÉSSICA PAULA AROZZI: Primeiramente boa noite a todos, cumprimento o Presidente da Câmara, Vereadores, familiares, diretores, professores em especial o Vereador Jonas Tomazini meu padrinho neste ato e demais presentes. Meu nome é Jéssica Paula Arósio, tenho 12 anos, sou aluna do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda Rodolfo Pessin e moro no Bairro Centenário. Apresento neste dia, o “Projeto Reciclar Uma Atitude Cidadã”, desenvolvida na escola ao longo do ano letivo. O Projeto iniciou-se com a parceria da direção da escola, juntamente com o Grêmio Estudantil “Nelson Mandela”. A comunidade escolar do Bairro também está engajada no projeto, que tem como objetivo principal a conscientização sobre o meio ambiente. Como é de conhecimento de todos devido à grande quantidade de lixo gerada todos os dias em todo o mundo, a reciclagem se torna cada vez mais uma atitude imprescindível para a manutenção da saúde das pessoas e também de nosso planeta. Ambientalmente os benefícios da reciclagem são muitos, a começar pela redução da poluição do ar, das águas do solo, ao passo que com maior adesão à população coleta seletiva e a reciclagem, há também uma importante diminuição do volume de resíduos despejados diariamente em ruas e terrenos bem como em lixões, depósitos de lixos e aterros, chegando em localidades onde a adesão da população a coleta e a reciclagem é grande a não ser mais necessidade de criação e manutenção destes. Na prática o projeto Reciclar Uma Atitude Cidadã funciona da seguinte forma: os alunos e seus familiares são convidados a fazer a separação do lixo reciclado em suas casas garrafas pet, papel, papelão, latinha e trazer para escola uma vez por semana. Este material é separado contabilizado e vendido para uma empresa do município. O valor arrecadado será revertido para os passeios de estudo com datas previstas para o mês de dezembro. Até este momento foram arrecadados R$ 2.406,17 e entre março e a presente data, desta forma sugiro que esta Casa reconheça e divulgações como esta, que contribui para a conscientização das futuras gerações, para a qualidade de vida das pessoas, bem como a preservação do meio ambiente. Muito obrigado.

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Obrigada Vereadora Jéssica Paula Arozzi. Após as considerações dos colegas Vereadores e Vereadoras, passarei a apresentar as minhas considerações para iniciar. Convido a todos para assistirmos a um vídeo, que contextualiza a escola e que mostra um pouco das ações que são realizadas por lá.

 

(EXIBIÇÃO DE VIDEO)

 

VER. PRES. POR UM DIA MARINA CALLEGARI BRISTOT: Senhoras e Senhores, estamos aprendendo a exercer a cidadania. Eu e meus colegas pesquisamos junto aos moradores da Localidade de Monte Bérico 2º Distrito, as prioridades de quem residem no interior do município. Saliento as ações mais relevantes, indicação nº 01/2017 que indica ao Prefeito Municipal, que interceda junto ao Governador do Estado e ao Secretário de Transportes, reforçando a necessidade de instalação de um semáforo, no entroncamento da VRS 834, principal acesso a Monte Bérico 2º Distrito, com a RS122, na entrada do Bairro Forqueta, em Caxias do Sul, em virtude da dificuldade e perigo eminente em acessar a rodovia devido ao grande fluxo de veículos. Indicação nº 02/2017, reivindica ao Prefeito Municipal que não meça esforços junto a Secretaria Municipal de educação em relação à atuação investimentos direcionados a instituição escolar, presente a 60 anos na comunidade. Através da pesquisa, observamos o forte desejo dos moradores para que continue havendo investimentos em educação na Comunidade, tendo em vista os excelentes resultados e oportunidades ofertados aos seus estudantes. Indicação nº 03/2017, que sugere ao Prefeito Claiton Gonçalves que interceda junto a Secretaria Municipal de Educação, para que atividade, conteúdo que compões o Projeto Atitude Cidadã, relacionado à educação financeira, faça parte da grade curricular das escolas públicas municipais de Farroupilha, tendo em vista a iniciativa, os conteúdos serão estudados na disciplina de matemática, desde o 1º ano do ensino fundamental. Os principais objetivos do PL, consiste em evitar o endividamento, em contribuir no desenvolvimento financeiro dos estudantes. Estimular a independência financeira e combater o analfabetismo financeiro, promovendo a consciência de consumo. A educação financeira nas instituições, seguramente trará o efeito multiplicador, junto as famílias, e posteriormente na sociedade como um todo. Indicação nº 04/2017. Que sugere ao Prefeito Municipal, a manutenção de estradas vicinais que dão acesso a produção, com maior frequência, principalmente em épocas de colheita. Indicação nº 05/2017, propõe investimentos de incentivo á agricultura familiar no município, tendo em vista a relevância de qualificar melhor o produtor rural, porque mantê-lo na sua terra e com renda, ele precisa de parceiros como a EMATER, sindicatos, EMBRAPA, SEBRAE e Universidades para produzir mais e com maior qualidade. Indicação nº 06/2017, sugere investimentos na perfuração de poços artesianos e material necessário para que a água potável seja realidade em todas as residências e entidades do Distrito. Agradeço a oportunidade Sr. Vereador Fabiano André Piccoli e a diretora Simone Lovatel Marchet. Essa experiência está sendo bem gratificante. Me comprometo em guardar esse momento muito especial para mim com muito carinho. Muito obrigada pela atenção de todos. Após as manifestações iniciais, eu deixo o espaço aberto para os nobres Vereadores que ainda queiram usar a palavra. Coloco em votação em conjunto todos os Projetos e Requerimentos apresentados pelos Vereadores Por Um Dia. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Aprovados por todos os Senhores Vereadores Por Um Dia os Projetos e Requerimentos que serão encaminhados ao Prefeito Claiton Gonçalves, Chefe do Executivo Municipal. Se nenhum Vereador quiser fazer mais o uso da palavra, passaremos para a Diplomação dos nobres Vereadores. Conforme vou nominando o Vereador padrinho e o Vereador Por Um Dia, se postem a frente desta Mesa para a Diplomação. Convido o Vereador Thiago Ilha para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Natacha Torres de Souza. Convido o Vereador Odair Sobierai para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Júlia Kurmann. Convido o Vereador Alberto Maioli para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Sarah Martins da Silva. Convido o Vereador Aldir Toffanin para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Mozart Cotrim. Convido o Vereador Tiago Pintos Brunet para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Thiana de Paula. Convido o Vereador Raul Herpich que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Morgana da Silveira. Convido o Vereador Sandro Trevisan para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Igor Pozza. Convido o Vereador Fabiano André Piccoli para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Dheimis Hennicka. Convido o Vereador Josué Paese Filho para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Brenda Bregonci, que convidamos o Diretor da escola Odair José Levandowksi, professor da escola. Convido o Vereador Tadeu Salib dos Santos para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Josiel Alves. Convido o Vereador Arielson Arsego para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Bernardo Gobbato da Rocha. Convido o Vereador José Mário Bellaver para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Giovana Regina Benvenutti. Convido a Vereadora Eleonora Broilo para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Gabriela Novak. Convido o Vereador Jorge Cenci para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Eduardo Barbosa Godinho. Convido o Vereador Jonas Tomazini para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Jéssica Paula Arozzi. Por fim, o Vereador Fabiano André Piccoli fará a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a esta Presidente. Quero, em nome do Poder Legislativo, agradecer a presença de todos os Vereadores Por Um Dia, aos diretores e professores, aos alunos e familiares, a imprensa, Senhoras e Senhores. Após o encerramento, eu convido a todos os Vereadores Por Um Dia e a todos os Vereadores padrinhos para a foto oficial defronte está Mesa. Informo a todos os Vereadores Por Um Dia, que todos os Projetos e solicitações apresentados nesta noite, serão encaminhados ao Executivo Municipal. Informo que abriremos espaço na Sessão de amanhã para apresentação dos Requerimentos, os mesmos deverão ser entregues até ás 17 horas junto ao Gabinete da Presidência. Nada mais a ser tratado nessa noite, declaro em nome de DEUS encerrados os trabalhos da presente Sessão Solene. Boa noite a todos.

 

 

 

 

Fabiano André Piccoli

Vereador Presidente

 

 

 

Sandro Trevisan

Vereador 1º Secretário

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa.